Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Secretária executiva de Desenvolvimento Social pretende ampliar serviços à comunidade

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PRETENDE AMPLIAR SERVIÇOS A COMUNIDADE*

A nova Secretária Executiva de Desenvolvimento Social de João Pessoa, Alyne Moreira, pretende ampliar ainda mais os serviços prestados à comunidade por meio da Ciranda de Serviços da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

A atividade que contempla diversos serviços a comunidade, como corte de cabelo, manicure, etc, deve, na visão de Alyne, contemplar mais serviços tanto do estado quanto da prefeitura.

“Exames médicos, atendimentos diversos, emissão de documentos civis, aliado a atividades lúdicas e recreativas para que toda a família participe. Esse é um modelo que implantamos tanto no nosso Instituto Cuidar, quanto na extinta FAC, que meu marido presidiu e que foi a pioneira nesse formato”.

“A determinação do nosso prefeito Cícero é que possamos estar cada vez mais próximos da população para verificar quais as necesssidades de cada comunidade e por meio da prefeitura resolver os problemas da população. Esse é um modelo não só para João Pessoa, mas para toda a Paraíba”, finalizou Alyne.

Alyne também apresentou projeto de formação para profissionais de cozinhas comunitárias, o qual já está em desenvolvimento em parceria com a SEDUCH – Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

Projeto Educacional para Cozinhas Comunitárias: Manejo Adequado dos Alimentos em Conformidade com a RDC 16/04

Objetivo:
Desenvolver um projeto educacional voltado para a capacitação dos responsáveis pela gestão de cozinhas comunitárias, abordando o manejo adequado dos alimentos, com ênfase na RDC 16/04, que regulamenta a manipulação, armazenamento e higienização de alimentos. O projeto visa garantir que as cozinhas comunitárias sigam as boas práticas de segurança alimentar e higiene, garantindo a saúde e bem-estar das pessoas que utilizam esses espaços.

“As cozinhas comunitárias desempenham um papel fundamental na promoção da alimentação saudável, especialmente em áreas de vulnerabilidade social. No entanto, a correta manipulação, armazenamento e higienização dos alimentos nem sempre são garantidos, o que pode resultar em riscos à saúde. Por isso, é essencial que as equipes responsáveis por essas cozinhas sejam capacitadas e atualizadas sobre as normas e boas práticas”.

O projeto visa não apenas o cumprimento das normas sanitárias e regulamentações da RDC 16/04, mas também a criação de uma cultura de segurança alimentar dentro das cozinhas comunitárias, promovendo a saúde pública e garantindo a qualidade dos alimentos fornecidos para a população.

Deixe um comentário