O aumento no número de acidentes de trânsito e das mortes registradas na Paraíba foram criticados pelo deputado federal Ruy Carneiro, coautor da Lei Seca. O parlamentar defende o retorno das campanhas educativas, reforço nas fiscalizações e também cobra consciência por parte da população.
De acordo com dados do Batalhão de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário da Paraíba, o estado atualmente possui o maior número de mortes causadas por acidentes de trânsito na região Nordeste. Os registros alarmantes também colocaram o estado na quarta posição em relação a esse tipo de óbitos no país.
Ruy defende que a redução dos casos passa pela regularidade das ações de repressão às infrações, associada ao trabalho educativo.
“As fiscalizações da Lei Seca precisam acontecer de forma contínua durante todo o ano. Os reforços das ações nos períodos de festividades também são fundamentais para salvar vidas. Não temos visto a constância dessas iniciativas na Paraíba. O maior reflexo é o elevado número de mortes e de acidentes”, alertou Ruy.
“É muito triste ter travado toda a luta como coautor da nova Lei Seca no Congresso, mas ver que na Paraíba parte das autoridades estaduais estão negligentes, assistindo passivamente as vidas que estão sendo perdidas”, condenou o deputado.
O levantamento divulgado pelo BPtran-PB revelou que foram registradas mais de 800 mortes na Paraíba só em 2024. A média diária ultrapassa 2 óbitos. O número é maior do que o ano passado, quando foram contabilizadas 788 vitimas de acidentes fatais no estado.
O Hospital de Trauma de João Pessoa também registrou um aumento de 9% no número de vítimas acidentes de trânsito atendidas durante as festas de fim de ano. Só nos dias 31/12 e 01/01 92 pacientes deram entrada na unidade.