O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, anunciou que o uso de armas de tiro em gel será investigado pela Polícia Civil, devido aos possíveis enquadramentos em diversos tipos penais. A declaração foi dada ao programa Arapuan Verdade nesta quinta-feira (12).
O secretário alertou sobre os riscos dessas armas, que estão se popularizando em encontros organizados e divulgados na internet. “O que muitos consideram uma brincadeira pode, na verdade, configurar crime, e cabe à polícia apurar”, destacou Jean Nunes.
Diogo Guedes, diretor do Departamento de Armamento e Tiro, reforçou que essas armas não possuem certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nem são fiscalizadas. Além disso, disparos de esferas de gel podem causar ferimentos graves, especialmente na região dos olhos.
A determinação de investigação já foi encaminhada às equipes da Polícia Civil, que irão apurar a responsabilidade e possíveis implicações legais no uso desses dispositivos.