O deputado federal, Ruy Carneiro (Podemos), candidato derrotado nas eleições desse domingo (6) para Prefeitura de João Pessoa, deve confirmar apoio à candidatura de Marcelo Queiroga (PL) no segundo turno. O anúncio será feito na tarde desta terça-feira (8).
Além da questão pessoal contra o prefeito Cícero Lucena (PP), a decisão de Ruy também é pragmática e passa pela renovação do mandato de deputado em 2026. Cícero apoiará a reeleição de Mersinho Lucena (PP) para Câmara Federal. Não há qualquer possibilidade de acordo político, mesmo que as divergências pessoais fossem deixadas de lado.
Com Queiroga, embora o grupo tenha o compromisso de reeleger cabo Gilberto Silva (PL), há espaço para Ruy conquistar a simpatia de eleitores mais identificados com o bolsonarismo. Ruy foi muito cordial com Queiroga durante a campanha. Diante do cenário, não há outra opção para Ruy senão o apoio ao candidato do PL.
O PSDB/Cidadania, federação que deu apoio a Ruy no primeiro turno, também vai marchar com Queiroga neste segundo turno. No entanto, o PL e o partido Novo, comandando por Sérgio Queiroz, vice de Queiroga, precisam anunciar apoio à reeleição de Bruno Cunha Lima em CG.
Já o MDB, cujo presidente é o senador Veneziano Vital do Rêgo, um dos principais aliados de Lula (PT) na Paraíba, deve liberar os filiados. Por razões óbvias, o partido não vai apoiar Queiroga, pois fortalece o projeto de Bolsonaro em João Pessoa. A sigla poderia até apoiar Cícero, já que Veneziano tem boa relação com o prefeito, porém, a vitória de Cícero fortalece o grupo do governador, adversário do emedebista em 2026.