Tradicionalmente considerado como o debate que era capaz de modificar os rumos de uma eleição, o debate da TV Cabo Branco para prefeitura de João Pessoa não trouxe nenhum novidade capaz de mudar uma tendência de cenário. Os candidatos tiveram momentos de ataques à gestão e ao prefeito Cícero Lucena (PP), mas houve uma nítida preocupação em apresentar propostas ao público.
Os estrategistas das campanhas devem ter os orientados a focarem em um desempenho mais propositivo a fim de conquistar o voto do eleitor ainda indeciso. A formatação do debate também favoreceu o foco nas ideias, já que dois blocos foram destinados a temas direcionados pela produção do debate.
Foi um debate “morno”, sem grandes emoções e, na minha avaliação, se algum candidato pensou no confronto como uma espécie de “bala de prata” para suas pretensões eleitorais, saiu frustrado.
No final, o debate da Cabo Branco foi apenas mais um de tantos entre os candidatos, em que as mesmas acusações, argumentos e estratégias foram repetidas. Zero novidade.