Resgate do Centro Histórico, mobilidade urbana, preservação do meio ambiente e soluções sustentáveis para o desenvolvimento de João Pessoa foram destacados pelo candidato, Ruy Carneiro (Podemos), durante reunião com representantes do segmento empresarial, Farol de Desenvolvimento da Paraíba. Entre as ações ressaltadas, a criação de uma subprefeitura na região central da capital, reunindo o trabalho de várias secretarias municipais, foi bem avaliada pelo setor produtivo e está alinhada com o que o grupo pensa para a região.
Ruy pontuou a importância da parceria entre a iniciativa privada e o poder público para resgatar os potenciais de João Pessoa.
“João Pessoa tem muitos potenciais que estão travados por conta do descaso do poder público. Uma prova desse cenário é o descaso e o abandono do Centro Histórico. Minha prioridade é implantar uma subprefeitura na região, ouvir moradores, comerciantes e iniciar o projeto piloto de cidades inteligentes, com novas calçadas, mobilidade, arborização, habitabilidade, tecnologia e atração de novos negócios”, detalhou.
O cuidado com o meio ambiente e o incentivo sustentável da construção civil também foram ressaltados por Ruy. “Serviços, comércio e construção civil são os pilares básicos da economia de João Pessoa. O grande problema é que a falta de fiscalizações e a negligência da atual gestão municipal tem aberto brechas perigosas e ameaçado o meio ambiente e a infraestrutura. Precisamos garantir obras de drenagem, acabar com os pontos de alagamentos históricos e preparar a cidade para as próximas décadas”, concluiu
Francisco Nunes, presidente do Farol do Desenvolvimento, parabenizou várias propostas de Ruy e sugeriu a criação de um Núcleo de Inteligência de Excelência em Gestão. “Parabenizar Ruy pelas propostas e revelar que algumas iniciativas são semelhantes ao que o Farol tem discutido nos últimos anos. No Centro Histórico, temos planejado um compilado com as melhores experiências de revitalização no Brasil e do exterior para ajudar com referências para a nossa realidade. Aproveitamos a oportunidade para sugerir a criação de um Núcleo de Inteligência de Excelência em Gestão, caso o candidato tenha sucesso e assuma a prefeitura”, destacou.
O Farol do Desenvolvimento da Paraíba reúne 56 lideranças empresariais, representando 34 segmentos produtivos, academia e sociedade organizada. O grupo tem atuação na área da indústria, comércio, serviços, turismo agropecuária, energias renováveis, educação, saúde, transporte, ciência e tecnologia.