A força tarefa para colocar os serviços de saúde da capital paraibana para funcionar vai contar com novos programas anunciados pelo candidato a prefeito, Ruy Carneiro (Podemos). Entre as ações estão o Mais Médicos João Pessoa, que vai contar com a contratação imediata de 120 profissionais para reforçar o atendimento nas unidades básicas. Cinco policlínicas vão passar a ter atendimentos 24 horas e 50 UBS que hoje fecham às 17h, terão horário ampliado até às 22h.
Ruy ressaltou a prioridade com a regularização dos serviços, que atualmente são precários, não funcionam e muitas vezes sofrem com a falta de profissionais e de medicamentos. “A saúde de João Pessoa tem solução. Atualmente, 80% dos problemas poderiam ser resolvidos na atenção básica. O problema é que hoje praticamente nada funciona como deveria. Nós estudamos muito essa área e vamos criar o programa Mais Médicos João Pessoa. De imediato contrataremos 120 profissionais”, detalhou.
O candidato revelou que as contratações serão realizadas através de edital e os médicos selecionados vão atuar de imediato nos bairros mais populosos e nas unidades de saúde com maior demanda. “Precisamos desafogar o atendimento e acabar com a demora na realização de consultas nas unidades básicas. Os médicos vão receber uma bolsa-formação e atuar na saúde da família, aumentando o cuidado com quem mais precisa, reduzindo o tempo de espera e diminuindo as filas. A contratação temporária poderá ser renovada de acordo com a necessidade”, acrescentou.
As cinco policlínicas, que hoje fecham às 17h e passarão a funcionar 24 horas, terão o atendimento reforçado com 70 desses novos médicos contratados. Serão garantidas consultas ambulatoriais nas especialidades de clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, ortopedia, psiquiatria adulto e infantil, neurologia, endocrinologia, dermatologia, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, otorrino, reumatologia e urologia.
Os demais profissionais serão divididos para atuar nos 50 postos de saúde que terão o horário de funcionamento ampliado até às 22h. Esses equipamentos serão reestruturados e também passarão a ter entrega de remédios e regulação digital que funcione de verdade, sem interferência política e sem fura fila.