O jornal O Globo publicou uma reportagem, nesta quarta-feira (4), sobre o cenário eleitoral e a atuação dos candidatos a prefeito de João Pessoa nestas eleições. O maior destaque foi para Luciano Cartaxo, quando a publicação relembra que o hoje candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores já foi prefeito pela mesma sigla e logo no primeiro mandato, traiu a legenda quando estava na crise do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).
A matéria ainda pontua a estratégia de sobrevivência que o agora petista Luciano Cartaxo adotou em 2016 para garantir a reeleição, ao se filiar ao PSD, partido de centro-direita. Agora, como ele mesmo se autodenomina do time de Lula, como o O Globo registra, não tem tanto entusiasmo, nem esforço do presidente da República em sua campanha eleitoral. Até porque, Lula tem outras alianças na Paraíba e que são também da base do prefeito e candidato à reeleição Cícero Lucena (Progressistas), como o governador João Azevêdo (PSB), os partidos da federação Brasil da Esperança PCdoB e PV, que, informalmente, o apoiam e esvaziam a candidatura de Cartaxo.
Ruy Carneiro e Marcelo Queiroga também foram analisados. O jornal avalia o primeiro como alguém que quer se vender como o “novo”, mas destaca que este começou sua trajetória política como vereador em 1993 e já foi candidato a prefeito em outras ocasiões. Já o segundo, tenta não envolver o ex-presidente Jair Bolsonaro em sua campanha eleitoral, principalmente nos primeiros guias de rádio e TV.