Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, o candidato à prefeito de João Pessoa, Ruy Carneiro (Podemos), firmou compromisso para zerar a fila de espera de pacientes que aguardam por atendimentos e terapias em instituições de João Pessoa. Durante visita a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da capital, Ruy revelou que atualmente 300 famílias aguardam por tratamento na capital.
Essas pessoas já poderiam estar sendo atendidas através de parcerias com a Prefeitura de João Pessoa, defendeu o candidato. “Tenho orgulho de poder contribuir com o trabalho da Apae há muitos anos, onde as pessoas que mais precisam são acolhidas de maneira humanizada e inclusiva. Meu compromisso ao assumir a Prefeitura será firmar um acordo com instituições como essa para zerar essa fila de 300 crianças que hoje aguardam por esse acolhimento”, assegurou Ruy.
Ele revelou que a Associação já possui estrutura para atender essa demanda, mas não consegue avançar exclusivamente por conta da falta de vontade e de gestão da Prefeitura de João Pessoa. “A APAE tem a estrutura para receber essas crianças que estão na fila. O que falta é a vontade política do poder público para que isso aconteça. Como prefeito, vou fazer muito mais e garantir que nossas crianças e jovens sejam bem atendidos”, enfatizou.
Na atuação como deputado federal, Ruy já destinou mais de R$ 3 milhões para manutenção, ampliação e construção de entidades que atuam no atendimento de pessoas com deficiências. Entre as instituições beneficiadas estão a APAE-JP, Instituto dos Cegos, Pestalozzi Paraíba e a contribuição para construção do Centro Municipal de Reabilitação em Catolé do Rocha.
Ele também é autor do projeto de lei prevê a garantia de acesso das pessoas com deficiências às praias, parques e demais espaços de uso público.