João Pessoa saiu de um cenário onde praticamente não se investia no cuidado com os animais doméstico para criar, a partir de 2021, uma rede de proteção animal, com o Hospital Veterinário, Clínica do Pet e programas como Castramóvel e Banco de Rações.
Nesta quarta-feira (28), durante plenária com representantes de entidades ligadas à causa animal, o prefeito e candidato à reeleição, Cícero Lucena, reafirmou compromisso de construir mais um hospital veterinário – localizado na Zona Sul – e reforçar os serviços já ofertados na cidade.
A plenária sobre a causa animal ocorreu no Comitê Central da campanha, na Avenida Epitácio Pessoa, reunindo os defensores da causa, com a participação dos candidatos a vereador Damásio França Neto (PP) e Guga Oliveira (PP), o presidente estadual do PV, Dênis Soares, e o secretário do Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira.
O prefeito Cícero Lucena ainda destacou que a prefeitura já investiu R$ 10 milhões apenas com tratamentos clínicos. “Não há porque o Poder Público não chegar junto para dar, também, o suporte e a atenção. Por isso que eu, que fui o primeiro a criar o primeiro equipamento dessa causa – o Centro de Zoonoses em outra gestão – agora criei essa rede de proteção. Assim, estou me comprometendo para construir o hospital veterinário da Zona Sul, em Mangabeira, descentralizando os serviços. Esse cuidado é importante tanto para os animais quanto para as pessoas que têm amor pelos pets, algo que ajuda na sua qualidade de vida”, afirmou.
Reconhecimento – Entre os os tutores presentes e protetores individuais, João Pessoa está sendo, cada vez mais, uma cidade referência para os animais. Bruna Ruiz disse que cuida de 100 animais junto a um projeto na Unipê e todos foram beneficiados com algum serviço na Prefeitura de João Pessoa.
“Eu sou de São Paulo e lá eu não tinha issa assim. Moro aqui há seis anos. Hoje eu sou beneficiada como protetora independente, aí tenho direito à castração, consulta veterinária, banco de ração. Então assim, melhorou muito, muito, muito. Porque antes a gente chegava e tinha que fazer uma ficha lá no Zoonoses e esperava muito tempo até poder ser chamado. E hoje é muito fácil, porque eu entro no aplicativo João Pessoa na Palma da Mão e agendo qualquer serviço”, garantiu.
Já Ana Carolina, que também é protetora independente, cuida de 15 gatos e cinco cães. “É um avanço enorme, um olhar especial de carinho e amor para a causa animal. Só tenho a agradecer realmente por esse avanço da prefeitura, além dos vereadores que também destinam emendas para nos ajudar”, agradeceu.