A garantia da democracia e a segurança de eleitores e candidatos foram listados pela Coligação “Mudar Para o Futuro” para solicitar tropas federais para João Pessoa junto a Justiça Eleitoral. Entre as situações citadas no documento, está o cancelamento de uma plenária do candidato a prefeito da capital, Ruy Carneiro (Podemos), por determinação de uma facção criminosa.
“Esse episódio se tratou de uma verdadeira afronta à democracia uma vez que não se permitiu que cidadãos pudessem exercer direitos políticos básicos como liberdade de locomoção (ir e vir), liberdade de reunião e liberdade de pensamento”, detalhou o ofício.
A solicitação ainda cita alertas anteriores sobre a gravidade do cenário. Um dos registros foi feito pelo deputado federal Ruy Carneiro na tribuna no Congresso Nacional, no dia 26 de março de 2024. O outro, havia sido proferido pelo vereador da capital, Milanez Neto, em outubro do ano passado, na Câmara de Vereadores de João Pessoa.
O pedido, assinado pelo representante da coligação, Luiz Rodrigues de Carvalho Neto, destaca elementos semelhantes nas cidades de Bayeux e Cabedelo, onde a presença das forças nacionais de segurança foram aprovadas por unanimidade pelo TRE-PB.