O prefeito Cícero Lucena (PP), candidato à reeleição, promete, em seu Plano de Governo, deixar o município de João Pessoa com iluminação 100% em LED. Esta é uma de suas principais propostas para a área de segurança urbana e cidadania, somada ao compromisso de, também, ampliar o uso de câmeras inteligentes no vídeomonitoramento da cidade.
Ao longo da atual gestão, 30 bairros e comunidades já tiveram a iluminação convencional a vapor de sódio totalmente trocada pelo sistema LED, o que representa a substituição de mais de 10 mil lâmpadas.
A iluminação pública em LED tem uma série de vantagens: reduz custos e traz maior eficiência energética ao aliar a tecnologia, a economia, e a sustentabilidade. Além disso, contribui significativamente com a melhoria da segurança da população.
O uso do sistema LED traz benefícios ambientais por ser livre de metais pesados, compõe-se de materiais recicláveis, tem vida útil prolongada e reduz a necessidade de descarte.
O conforto visual é outro benefício destacado da iluminação em LED, porque a tecnologia produz um facho de luz mais direcionado e com maior índice de reprodução de cores do que o sistema a vapor de sódio.
Câmeras e participação comunitária – Já em operação, o sistema de câmeras inteligentes vai ser ampliado. Cícero Lucena propôs que a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania, que inclui a Guarda Civil Metropolitana, deve cuidar da ampliação do programa de uso dos equipamentos com análise de comportamento e reconhecimento facial.
O ‘Monitoramento de Análise de Comportamento por Vídeo’, como é tecnicamente denominado, contribui na detecção de comportamentos suspeitos, alertando a polícia e contando com a participação da comunidade na identificação de áreas críticas, visando a prevenção de crimes.
Atualmente, um centro de videomonitoramento em operação vinculado à GCM já trabalha com 3,3 mil câmeras e também cobre 301 prédios públicos com sensores de abertura de portões e janelas, e botão de pânico.
A cidade conta, hoje, com um ônibus completamente restaurado e equipado que funciona como um centro de monitoramento móvel, atuando no perímetro de segurança em eventos públicos de maior movimentação de pessoas.