A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) retomou os trabalhos, na manhã desta quinta-feira (1º), depois do recesso de julho. Durante a abertura do segundo semestre, o presidente da casa legislativa, vereador Dinho Dowsley (PSD), disse que não admitirá discussões eleitorais nas sessões.
“Vamos cobrar sim, a presença dos vereadores, só são três sessões na semana e duas de comissão. Não existe motivo para os vereadores estarem ausentes. Vamos separar a política, dos projetos que vierem do executivo vai beneficiar a população, então a presença dos vereadores é necessária e preciso sim aqui no plenário”, afirmou.
O presidente ainda comentou que vai cortar o ponto do parlamentar que se ausentar sem justificativa razoável. “Os trabalhos seguem normalmente, os projetos e tudo, inclusive com a presença dos vereadores também. Irei cobrar a presença dos vereadores e não tenha dúvida. Quem não estiver presente terá o ponto cortado. A obrigação dos vereadores é de cumprirem com suas obrigações, todos estão cientes. Não há necessidade de ausência dos parlamentares em plenário”, pontuou.
Dinho afirmou que os vereadores já foram orientados sobre as obrigações para que a legislação eleitoral não seja desrespeitada. “É preciso separar os trabalhos legislativos com a campanha eleitoral. O site da Câmara inclusive já foi suspenso alguns detalhes, devido a legislação eleitoral. Também orientando a gente fez na última sessão um trabalho jurídico, inclusive com os consultores do senado, dizendo o que pode e o que não pode. Material de campanha dentro da casa de Napoleão Laureano a exemplo de adesivo, qualquer tipo de vantagem não será permitido. Carros locados também só para transporte dos vereadores e sem propaganda política. Todo uso devido a gente tem que ter cautela para ninguém se prejudicar juridicamente e a aí a casa vai sim dar andamento dessas legislações e cumprir o legislamento interno”, finalizou.
O secretário de Gestão Governamental da Prefeitura de João Pessoa, Diego Tavares, representou o prefeito Cícero Lucena (PP) na sessão de abertura dos trabalhos legislativos do segundo semestre.