Em Bayeux, na Grande João Pessoa, um projeto desenvolvido pelo Instituto de Cidadania Social da Paraíba (ICSPB), tem transformado a vida de jovens, adolescentes e de pessoas da melhor idade, através do esporte.
Há três meses crianças e jovens de comunidades carentes do município têm acesso gratuitamente a aulas de jiu-jitsu oferecido pela instituição levando inclusão, cidadania, esporte e bem-estar.
“Esse esporte é mais que uma atividade esportiva é uma filosofia de vida porque além de treinar o corpo, os atletas do jiu-jítsu também treinam a mente, já que a sua prática se baseia em princípios como a humildade”, destacou o professor e coordenador das atividades do ICSPB, Luiz Carlos.
Além dessa modalidade, o instituto promove aulas de ginástica e funcional para várias idades nas praças públicas do município. Um projeto que já virou a sensação.
“Aqui nós temos vários projetos. Seja de esporte, cidadania, capacitação, segurança alimentar. Queremos a cada dia está ampliando nossa capacidade de atendimento para beneficiar ainda mais jovens, adolescente, idosos. Nosso compromisso é construir cada vez mais cidadania”, afirmou Simonne Barbosa, presidente da organização social.