R$ 10 milhões é o valor que a Prefeitura de Santa deve gastar com as 65 atrações previstas para o São João deste ano, em 17 dias de festas. O valor chamou a atenção do Ministério Público do Estado. A título de compara ao, o MPPB destacou, na decisão que pede o cancelamento do São João na cidade, que a verba equivale ao que a Prefeitura do Rio de Janeiro gastou com o show da cantora Madona, no início deste mês.
“A projeção de gastos do São João de Santa Rita é absolutamente desproporcional à realidade financeira e social do município. A título de exemplo, no show de Madona, a Prefeitura do Rio de Janeiro gastou os mesmos R$ 10 milhões para realização do evento. Porém, o município do Rio de Janeiro possui uma receita corrente líquida 70 vezes maior que o município de Santa Rita”, diz trecho da decisão do MP.
O Ministério Público recomendou a suspensão do São João no páreo de dois dias. Se a prefeitura decidir realizar o evento, a justiça orienta a adequação da grade de artistas à realidade financeira da cidade ou adote a forma de compartilhamento de custos com empresa privada responsável pela organização das festividades.