As ações e incentivos do deputado federal Ruy Carneiro aos atletas de jiu-jítsu da Paraíba renderam novos frutos em mais uma competição internacional da modalidade. Cinco lutadores apoiados pelo parlamentar foram destaque do Salvador Fall International Open IBJJF 2024.
O desempenho dos jovens talentos e o crescimento da modalidade em João Pessoa e na Paraíba foram celebrados por Ruy. “A Paraíba sempre contou com grandes talentos no jiu-jítsu e em outras diversas modalidades. O desempenho dos nossos atletas em mais uma competição internacional nos enche de orgulho e reforça a necessidade de valorizarmos ainda mais o nosso esporte”.
Ele defende mais efetividade dos poderes públicos para ampliar os benefícios proporcionados pela prática esportiva. “Infelizmente, ainda falta muito apoio por parte do Governo do Estado e principalmente da Prefeitura de João Pessoa. Não podemos aceitar que o Programa Bolsa Atleta, do Estado, fique com pagamentos atrasados por mais de cinco meses. Na gestão municipal não existe sequer um programa de incentivo aos desportistas. Além de formar campeões, o esporte transforma vidas, promove saúde, cidadania e afasta jovens e crianças dos maus caminhos”.
Arthur Luigi é faixa roxa adulto e foi campeão lutando na categoria meio-pesado e no torneio absoluto, onde o competidor luta enfrenta atletas da mesma cor da faixa, independente do peso. “O apoio que o Ruy vem dando pra gente é algo impossível de descrever com palavras. Só a gente que é atleta sabe o quão é difícil estar nas competições de alto nível. Os nossos governantes incentivam pouco ou quase nada, mas Ruy vem sempre nos apoiando e acaba sendo um grande incentivador para que a gente possa realizar nossos sonhos”, ressaltou.
As ações de Ruy em prol da modalidade também foram lembradas por Arthur. “Ele está transformando João Pessoa na capital do jiu-jítsu, levando os atletas para as competições dentro do estado, fora do estado. Isso é extraordinário. O apoio dele é fundamental pra gente”, descreveu.
Luan Gomes revelou o novo momento da carreira após o apoio dado por Ruy. Ele é faixa azul e foi campeão no absoluto, além de conquistar o segundo lugar na categoria adulto leve. “A importância do time Ruy na minha vida gerou um novo passo na minha carreira como atleta. Ele me deu oportunidade de conhecer lugares novos e junto com isso tudo, abraçou a modalidade. Desde que eu entrei nesse time, eu venho me destacando, ganhando mais oportunidades, mais visibilidade”.
O suporte para se dedicar ainda mais ao esporte foi outro fato importante pontuado por Luan. “O que Ruy tem feito vai muito além de um apoio. Vem o carinho, vem a atenção, vem o cuidado. É muito mais que a questão financeira. É uma coisa de coração, você ser abraçado como uma família. Isso é o time Ruy pra mim”, complementou.
Outra referência na Paraíba é o faixa preta adulto, Fabrício Abull, da categoria meio pesado. Ele conquistou o terceiro lugar na categoria na competição com quimono. No torneio no gi, sem quimono, ele garantiu uma medalha de prata na categoria e mais uma de bronze no absoluto. “O apoio de Ruy pra mim tá sendo muito importante. Ele está dando um suporte gigante, coisa que nunca tive em relação ao governo. Eu treino jiu-jitsu há 10 anos, sou faixa preta adulto, tenho 23 anos de idade e nunca tive um incentivo do governo. Pela primeira vez na minha vida, estou tendo uma pessoa que realmente tá acreditando no meu trabalho, me incentivando, acreditando, investindo”, afirmou.
Segundo Fabrício, o apoio tem gerado bons frutos e contribuído para a melhora do desempenho. “Sem sombra de dúvidas, o apoio de Ruy pra minha carreira tá me fazendo até lutar melhor, ter um desempenho melhor nas competições. Eu sei que eu tenho o respaldo de uma pessoa que tá acreditando no meu trabalho de verdade, sempre incentivando de forma positiva”, concluiu.
A Paraíba ainda esteve no lugar mais alto do pódio com as medalhas de ouro de Enzo Miguel, na categoria masculino/ mirim 2/ amarela/ médio, e de Henry Gabriel, campeão adulto da faixa azul, na categoria pena.