Em celebração ao Dia Mundial da Voz, o Hospital Napoleão Laureano (HNL) realizou nesta terça-feira (16) o evento ‘Toda Voz merece Ser Ouvida’, para conscientizar a pacientes, acompanhantes, colaboradores e profissionais da saúde sobre a importância da prevenção aos diversos de problemas que ocasionam a falta da voz. Referência em combate ao câncer na Paraíba, o HNL proporcionou aos participantes momentos de inclusão, diversidade e acolhimento.
A programação que faz parte da campanha nacional ‘Minha voz, nossa voz: a força da conexão’, contou com a apresentação do Coral Bela Voz, formado por pacientes laringectomizados do Laureano, isto é, pessoas precisaram remover parcial ou totalmente a laringe – órgão responsável pela fala e voz – devido algum tipo de câncer nessa parte do corpo humano. Em seguida, aconteceu a roda de conversa ‘Toda Voz Merece Ser Ouvida’, mediada pela psicóloga Líllian Lisboa e pela fonoaudióloga Vivian Lisboa, que discutiram a importância da voz na vida das pessoas, os desafios enfrentados por laringectomizados e as medidas que podem ser tomadas para promover a inclusão deles.
“Hoje é um dia não só de conscientização, mas de inclusão das pessoas que falam com vozes diferentes das que estamos acostumados a ouvir. Dia de mostrar à população pessoas que falam através da laringe eletrônica, para que sejam aceitos na sociedade e não sofram preconceito. Nossa roda de conversa foi justamente falar que esse meio de conexão da gente com o mundo, que é a voz, tem vários sons. Aqui no Laureano, sempre buscamos reabilitar nossos pacientes para que todos possam falar com outro tipo de voz”, ressalta a fonoaudióloga Vívian Lisboa.
Logo após teve a apresentação o coral Bela Voz. Para os laringectomizados, a celebração foi um momento de visibilidade, empoderamento e superação. Através da música, eles puderam demonstrar ao público que, mesmo após a perda parcial ou total da laringe, ainda podem se comunicar, expressar suas emoções e ter uma vida social ativa. Além disso, a participação no coral também proporciona aos laringectomizados a oportunidade de se conectarem com outras pessoas que passaram por experiências semelhantes, fortalecendo laços de amizade e apoio mútuo.
Mônica Barros, paciente do Laureano, fez a laringectomia total há pouco mais de 2 anos e afirma que a participação no coral Bela Voz a faz sentir-se mais empoderada, mesmo com os estigmas da sociedade. “Eu sempre gostei de cantar, mas agora eu gosto muito mais! Desde que eu fui diagnosticada, em 2021, eu soube que poderia ter minha voz de volta, e essa é minha voz. Eu sou muito feliz por ter o coral na minha vida e por poder me expressar, tenho certeza que isso me tornou uma pessoa mais confiante.”
A voz é um instrumento fundamental para a comunicação humana. Ela nos permite expressar nossos pensamentos, sentimentos e ideias, além de nos conectar com outras pessoas, um fator essencial para a construção da nossa autoestima e identidade. É por isso que o Hospital Napoleão Laureano conta com uma equipe especializada de fonoaudiólogos que oferecem atendimento para pessoas com câncer de laringe, bem como a promoção de campanhas de conscientização sobre a importância da voz e dos cuidados necessários para preservá-la. Um verdadeiro compromisso com a saúde da voz de todos os paraibanos!