A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, nesta terça-feira (26), 13 matérias legislativas. Dentre elas, destacou-se o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 163/23, que concede Título de Cidadão Pessoense ao jornalista Écliton da Silva Monteiro.
De autoria da Mesa Diretora, o decreto teve aprovação unânime dos parlamentares pelo reconhecimento aos serviços prestados por Écliton, como disse o presidente da Casa Legislativa, Dinho Dowsley (Avante). O radialista e jornalista é natural de Bayeux, mas veio para a Capital paraibana para estudar. Desde 2010, tem acompanhado as sessões da Câmara de João Pessoa, de acordo com o texto de justificativa, que também conta: “Há 12 anos apresenta o Balanço Geral, na Correio 98 FM (…); ele também é o responsável do Política&etc, um dos sites de cobertura política de maior credibilidade neste estado”. O texto ainda relata sua participação em eventos de fortalecimento da fé na Capital, como o “Louvor nas Varandas”.
Na discussão do Projeto, o vereador Junio Leandro (PDT) destacou o profissionalismo e caráter do profissional. Em seguida, Milanez Neto (PV) afirmou que os textos de Écliton são escritos com responsabilidade: “Fazendo o bom jornalismo”. Já Marcos Henriques (PT) salientou: “É um jornalista que nos deu abertura para falar democraticamente”. Carlão (PL) reforçou o compromisso diário do jornalista com a comunicação: “A comunicação precisa de pessoas como você”. Bosquinho (PV), então, disse que o homenageado é uma revelação da comunicação paraibana. O Bispo José Luiz (Republicanos) acrescentou que Écliton é um companheiro leal. Para Coronel Sobreira (MDB), é um profissional inteligente, audacioso e correto, sempre permitindo o direito à ampla defesa. Damásio Franca (PP) concordou com os demais que o jornalista realiza um trabalho de muita competência. “Podemos ver seu crescimento profissional nesta trajetória”, comentou Bruno Farias (Cidadania). O vereador Durval Ferreira (PL)destacou características como honestidade e seriedade no trabalho do jornalista. Chico do Sindicato (Avante) parabenizou a Mesa Diretora pelo Projeto e a Écliton pela postura no jornalismo. Tarcísio Jardim (PP) reforçou o profissionalismo e respeito do jornalista. Eliza Virgínia (PP) afirmou: “Fez por merecer. Caminhou com as próprias pernas e abraçou as oportunidades”.