O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba(ALPB), Adriano Galdino, destacou na manhã deste domingo (3) o legado que o advogado Guilherme de Castro deixa no Legislativo Paraibano. O secretário Legislativo faleceu no final da tarde desse sábado (2) vítima de um acidente de moto aquática.
“Perder alguém que tanto admiramos é bastante doloroso. É ainda muito mais difícil quando se trata de um jovem de um futuro brilhante. Um ser humano amigo, inteligente, companheiro. Um profissional extremamente capacitado, que deixa um legado de muito profissionalismo e competência como secretário Legislativo da Assembleia da Paraíba”, frisou Adriano.
Guilherme era um advogado promissor e apesar de sua pouca idade já acumulava uma vasta experiência na advocacia. Formado em Direito pela UFPB, ele ingressou na Assembleia há 10 anos, após ser aprovado em concurso público. Em 2019, assumiu o desafio de comandar a Secretaria Legislativa da Casa.
Tem Pós-Graduação em Advocacia Pública Municipal – Faculdade São Braz (Paraná). Especialização em Processo Civil pelo Uniesp e Mestrando em Direito Administrativo Contemporâneo: Estado e Mercado no Instituto de Direito, Desenvolvimento e Pesquisa – IDP.
Também atuava como vice-presidente do Conselho Estadual de Transparência Pública e Combate à Corrupção da Paraíba. À frente da Secretaria Legislativa ele comandou iniciativas na Casa de Epitácio Pessoa como a modernização que acabou com o uso de papel na tramitação de proposituras e o pioneirismo da ALPB em aderir à agenda 2030 da ONU que trata de ações para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente nos próximos anos.
Por seus méritos e competências profissionais foi agraciado com a Medalha de Mérito Tarcísio Burity no final de 2022. A honraria é uma das maiores comendas da Assembleia Legislativa da Paraíba.