O vereador coronel Sobreira (MDB), o coronel Francisco de Assis, presidente do Clube do Oficiais, coronel Maquir, presidente da Associação dos Reformados da PM e BM e o coronel Tarcísio, ex-diretor do Colégio da Polícia Militar se reuniram, semana passada, com a secretária de Educação de João Pessoa, professora América, para debater a permanência das escolas cívico-militares em João Pessoa.
O vereador destacou a importância da continuidade das escolas com o padrão cívico-militares para formação de cidadãos com princípios e valores. “Estamos na esperança de que, na capital, a escola Chico Xavier, que trabalha forte com princípios e valores para a formação cidadã, não seja afetada”, afirmou Coronel Sobreira.
O Ministério da Educação, sob orientação do presidente Lula (PT), determinou a extinção do modelo de ensino no Brasil. Na decisão, o governo alega que policias estariam praticando desvio de finalidade e justificou ainda, que o modelo militar incentiva aversão a pobres.
No país, vários governadores decidiram manter modelo mesmo após a determinação do MEC, já que os estados custeam as escolas. Na paraíba, Cabedelo e Santa Rita também decidiram manter as escolas cívico-militares. Em João Pessoa, a Secretaria de Educação disse que vai manter o modelo até o final do ano e consultar os pais dos alunos para tomar a decisão.