A simplificação no formato das cobranças e a luta contra a elevação de impostos estão sendo defendidas pelo deputado federal Ruy Carneiro durante as discussões da Reforma Tributária no Congresso Nacional. “Eu sou contra aumentar a carga tributária. O que precisamos é simplificar o formato das cobranças. A Reforma Tributária já vem tarde, mas não pode ser feita de qualquer maneira”, destacou.
O deputado acredita que a principal missão do parlamento é facilitar o sistema tributário brasileiro e criar uma padronização na arrecadação das diferentes esferas. “Se nós conseguirmos simplificar as cobranças já vamos dar uma grande contribuição, sobretudo para o empreendedorismo. Se você tem uma empresa que atua na Paraíba, Bahia e São Paulo as diferenças tributárias são muito grandes. É como se fossem três contabilidades de países diferentes. É preciso desburocratizar esse formato até como forma de estimular atividades que geram emprego e renda no Brasil”, ressaltou.
Ruy ainda acredita que o detalhamento das tributações é fundamental para ampliar a clareza e transparência do sistema de cobrança aos contribuintes. “É importante que o contribuinte saiba de maneira mais clara quanto está pagando de imposto por cada produto na hora da compra. Isso é algo que não é muito claro no Brasil”, finalizou.
As discussões da PEC 45/2019, que trata da reforma tributária, foram iniciadas ontem na Câmara Federal. A votação em primeiro turno está prevista para a noite desta quinta-feira (6).