Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Estado altera quesito de idade para concurso da Polícia Militar e Bombeiros

O edital para os concursos públicos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros sofrerá alterações nesta terça-feira (1º). Na primeira versão, os candidatos precisavam ter, no máximo, 32 anos no momento da inscrição, algo que será modificado para até o dia 31 de dezembro. A quantidade de exercícios também sofreu alterações.

A informação foi divulgada pelo subcomandante da Polícia Militar da Paraíba, o Coronel Ronildo, de forma exclusiva ao programa Hora H, da Rede Mais Rádio.  Os candidatos que ultrapassarem a marca dos 32 anos não poderão passar da fase de inscrição, explicou o coronel.

“Os candidatos que completarem 32 anos, que é a data limite para ser investido no cargo de soldado, eles serão comprovados no momento da inscrição, que acontecerá nesse período completado até o dia 31 de dezembro. Se ele completou 32 anos, já está assegurado. Se for aprovado no concurso, com certeza será investido no cargo”, disse o Coronel Ronildo.

Além dessa mudança, tanto os homens quanto as mulheres tiveram alterações na quantidade de barras exigidas. Os candidatos precisavam realizar sete repetições, sendo que agora caiu para cinco. Já as candidatas vão precisar permanecer fixas na barra por 10 segundos, não mais por 15 segundos.

Como se inscrever no concurso público
As inscrições começam nesta terça-feira (1º) e se estendem até o dia 30 de agosto, no site da organizadora, IBFC. A taxa de inscrição custa R$ 120. Serão 900 vagas no Curso de Formação de Soldados da PM e outras 200 para Bombeiros.

O concurso exige ensino médio completo e tem remuneração inicial de R$ 4.206,87, que pode ter adicionais através de plantão extra remunerado e gratificações específicas de funções. Na PM são 810 vagas para o sexo masculino e 90 para o sexo feminino, já nos bombeiros são 180 para o sexo masculino e 20 para o sexo feminino.

O certame é composto por quatro etapas. A primeira é o exame intelectual, que tem uma prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha e uma redação. As disciplinas cobradas são Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Geografia e História da Paraíba, língua estrangeira: Inglês ou Espanhol, noções de Informática e noções de Direito e Sociologia.

A segunda etapa é o exame psicológico. A terceira, o exame de saúde. E a última etapa são os testes de aptidão física, com exercícios em barra fixa, abdominal, corrida de 100 metros, corrida de 2.400 metros, salto em altura ou natação – a depender da escolha se é para PM ou para bombeiro.

O certame é destinado para ao provimento de cargos de Soldado da Qualificação de Praças Combatentes (QPC), da Polícia Militar; e Soldado do Quadro de Praças Bombeiro Militar Combatente (QBMP-0), do Corpo de Bombeiros Militar.

MaisPB

Deixe um comentário