Ações efetivas nas áreas de assistência social, estímulo à economia, capacitação profissional e educação de base foram caminhos apontados pelo deputado federal Ruy Carneiro para a capital paraibana superar problemas históricos relacionados a população de baixa renda. De acordo com pesquisa do Observatório das Metrópoles, 46,3% da população da Grande João Pessoa está abaixo da linha da pobreza.
Ruy acredita que a situação foi agravada pela pandemia e precisa ser tratada como prioridade pelos gestores. “Quem está nessa condição sofre por não ter acesso a questões básicas, à exemplo de alimentação adequada, água tratada e moradia digna. Isso acaba acarretando problemas de saúde, sociais e em diversas outras esferas. É preciso que prefeitos, governadores e Governo Federal continuem assegurando programas sociais, mas avancem em ações de capacitação profissional, educação básica, geração emprego e renda para ajudar as pessoas a saírem dessa situação”, defendeu.
Uma das alternativas citadas pelo deputado foi o incentivo à projetos sociais e filantrópicos desenvolvidos nessas áreas. “Existem várias entidades realizando trabalhos sérios em diversas áreas. Inclusive, eu tenho contribuído para a manutenção e ampliação de muitos deles em João Pessoa e em diversas regiões da Paraíba. Em alguns casos, seria muito mais efetivo os gestores potencializarem o trabalho dessas instituições, do que começar programas do zero e com toda a burocracia existente na esfera pública”, ressaltou.
Os dados do Observatório das Metrópoles, são ligado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia. A estimativa é que mais de 500 mil pessoas da Grande João ganham menos que R$ 345 por mês.
As informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE, também mostraram que 9% da população estava vivendo em condições de extrema pobreza, com renda de aproximadamente R$ 199.