O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca, também defendeu o uso de câmera corporal para monitoramento das atividades policiais, assim como o governador João Azevêdo (PSB), semana passada. Em contato com o Blog do Anderson Soares, nesta terça-feira (14), o coronel Sérgio relatou que em São Paulo, estado pioneiro no uso da tecnologia, os PM’s não gostaram da ideia, em princípio, mas perceberam depois que as câmeras são importantes ferramentas.
“Estive recentemente em São Paulo. No primeiro momento, os policiais não gostaram, porém, com o tempo eles perceberam que as câmeras ajudam mais do que atrapalha. PM’s foram isentados de acusações infundadas. Nos mostraram vídeos de marginais sacando a arma para policiais e logicamente sendo baleados. Vídeos de marginais tentando tomar a arma de policiais e também acabaram sendo alvejados. Por fim, todos os policiais absolvidos sumariamente. É uma Excelente ferramenta”, argumentou.
O governador João Azevêdo destacou que as câmeras vão proteger, principalmente, o policial. Ele ressaltou que a Paraíba já utilizou a tecnologia no São João de Campina Grande, entretanto, ponderou a prioridade, neste momento, é o investimento no Centro de Monitoramento de Controle. Numa segunda etapa, é que o tema será discutido.