Revoltante. É assim que a senadora Daniella Ribeiro (PSD/PB) classifica o episódio do apagão ocorrido na maternidade do Instituto de Saúde Elpidio de Almeida (Isea), em Campina Grande, neste sábado (21), que forçou a transferência de bebês que estavam na UTI.
Ao mesmo tempo, Daniella se solidariza com as mães e pais que enfrentaram esse momento de aflição com seus filhos.
Segundo a imprensa local e nota do próprio Isea, o prédio ficou sem energia e o gerador não funcionou. Pelo menos sete bebês foram transferidos para outras unidades hospitalares, conforme nota do Isea.
Daniella classificou o ocorrido como algo extremamente preocupante porque poderia ter colocado em risco a vida dos recém-nascidos. A senadora alertou para a necessidade urgente de correção e reparo para que outra situação do tipo não venha ocorrer, colocando vidas em risco.
“O que houve no Isea é algo que causa indignação e tem que ser visto como uma coisa muito séria. Todo lugar que cuida de vidas deve receber a máxima atenção no sentido de manutenção preventiva periodicamente. Hoje, graças a Deus, a situação foi controlada, mas fica o alerta para os gestores municipais tomem as devidas providências”, declarou Daniella.
A senadora lembrou que a gravidade da situação é ainda maior porque o Isea não atende apenas mulheres de Campina Grande. São gestantes de 170 municípios pactuados para alto risco.
Por fim, ela agradeceu o empenho do Governo do Estado que prontamente colocou à disposição a UTI aérea para dar toda a assistência necessária aos bebês.