O vereador da cidade do Rio de Janeiro e filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), divulgou hoje (4/12), no Telegram, uma foto da perna esquerda do pai com ferimentos causados pela erisipela, infecção bacteriana que pode atingir a gordura do tecido celular.
No entanto, Carlos afirmou na publicação que o ferimento na perna de Bolsonaro já estava em processo de recuperação.
“A erisipela desenvolvida na perna do meu pai. Foto tirada de poucos dias atrás. Fui informado que nesta fase já estava em processo de recuperação e tudo corre muito bem!”, disse o filho do ex-capitão.
O vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos), havia comentado em novembro que Bolsonaro estava ausente de compromissos públicos desde as eleições que deram a vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para cuidar do ferimento. Ele afirmou que o machucado impossibilitava o presidente de vestir trajes formais, como uma calça social.
“É questão de saúde. Está com uma ferida na perna, uma erisipela. Não pode vestir calça, como é que ele vai vir para cá de bermuda?”, disse Mourão na época.
A erisipela se caracteriza por uma mancha vermelha, brilhante, saliente e dolorosa, de acordo com o Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento. A doença afeta a camada mais externa da pele e os gânglios linfáticos próximos.
“As extremidades apresentam bordas distintas e não se misturam com a pele normal ao redor. A mancha é quente e firme quando tocada. Ocorre com mais frequência nas pernas e no rosto. Em algumas formas de erisipela, formam-se bolhas na pele. As pessoas geralmente apresentam febre alta, calafrios e uma sensação geral de indisposição (mal-estar)”, descreve o guia médico.