José Arnaldo Souza Lima, diretor de Planejamento e Transporte do Departamento de Estradas e Rodagem da Paraíba (DER), recomendou, na tarde desta terça-feira (25), que os eleitores que irão viajar para sua cidade de origem para votar no segundo turno das eleições busquem adquirir sua passagem com antecedência.
“A gente recomenda a população se antecipar para evitar possíveis tumultos no dia da eleição. Então, para viajar, não tem grandes problemas e é só levar a identificação, o titulo de eleitor para comprovar que vota naquele destino”, afirmou o diretor.
De acordo com José Arnaldo Souza Lima, a partir das 0h desta quarta-feira (26), os bilhetes já estarão disponíveis nos guichês das empresas nos terminais rodoviários de João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras, Guarabira e Patos.
Ele assegura que, em reunião ontem com o DER, as empresas se comprometeram a colocar ônibus extras e em novos horários para atender a demanda dos eleitores.
Retirada das passagens
A partir de quarta-feira (26), os paraibanos que irão votar no segundo turno das eleições poderão se dirigir aos terminais de ônibus para retirar a passagem que garante o embarque gratuito para o município no qual irão votar.
De acordo com a informação do superintende do DER, Carlos Pereira, os eleitores que votarão na Região Metropolitana de João Pessoa terão gratuidade apenas no domingo (30), das 7h às 19h. Já nas demais cidades a gratuidade inicia no sábado (29) e termina às 7h da segunda-feira (31), com exceção de Cajazeiras, cujo primeiro ônibus sai às 7h15.
Para ter direito à gratuidade, o interessado precisará apresentar os documentos no guichê de compra. O passageiro deve apresentar o título de eleitor, e-título ou, alternativamente, de qualquer meio idôneo, físico ou eletrônico, que comprove a identidade e o local de votação; e para sair do município onde tem domicílio eleitoral, o passageiro deve apresentar comprovante de votação e a prévia utilização da gratuidade para o trecho de ida (esse comprovante será dispensado caso seja feita a emissão concomitante dos bilhetes de ida e volta, dentro dos horários e data estabelecidos).
“Todos os eleitores atos a votar terão gratuidade no transporte, apenas com a ressalva que a Região Metropolitana será somente no domingo”, assegurou Carlos Pereira.