Os professores da Rede municipal de Ensino de João Pessoa terão um espaço pensado especialmente para sua qualificação no uso e aplicação da tecnologia. Trata-se do Laboratório de Criatividade (LabCrie), equipamento instalado na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, inaugurado na manhã desta quinta-feira (26) pelo prefeito Cícero Lucena e pelo vice-prefeito Leo Bezerra, ao lado dos parceiros do Ministério da Educação (MEC).
“O sonho de trazer a tecnologia como instrumento de uma Educação mais inclusiva é antigo. Conseguimos garantir equipamentos modernos para profissionais e estudantes e aqui temos a oportunidade de, junto ao Governo Federal, trazer uma formação qualificada aos educadores para o uso de novas tecnologias no ensino”, destacou Cícero Lucena.
O vice-prefeito Leo Bezerra afirmou que o LabCrie traz mais estrutura para a capacitação. “É a Educação que garante o futuro e seguimos no nosso sonho de igualar a qualidade do ensino público ao privado, garantindo o que há de melhor na nossa Rede de Ensino”, afirmou.
O Laboratório está localizado ao lado do estacionamento da Estação Cabo Branco e conta com salas totalmente equipadas e mobiliadas para garantir a melhor experiência de formação. Além de computadores e tablets de última geração, o local foi equipado com impressora 3D, impressora de vinil, máquina de corte à laser, câmeras e caixas de som, entre outros itens.
A secretária executiva do MEC, Sylvia Gouveia, afirmou que o programa reflete o comprometimento com a formação do Magistério. “É uma ação que reflete três pilares: da equalidade e padrão de qualidade; colaboração e valorização dos profissionais. Meus votos são de que façam um bom uso e que contem com nossas equipes técnicas”, afirmou.
“É um espaço onde o professor pode experimentar novos equipamentos, plataformas digitais e metodologias inovadoras que permitam desenvolver novas competências”, ressaltou Guido Lemos, secretário de Ciência e Tecnologia da Capital.
A secretária Municipal da Educação e Cultura (Sedec), América Castro, explicou que o Laboratório será também um pontapé para vários outros que serão implantados nas escolas, as chamadas Salas Make. Serão 44 unidades onde o conhecimento será repassado para os alunos da Rede. “A formação será feita com 20 profissionais que são multiplicadores e aqui vai funcionar o Núcleo de Informática da Secretaria, assim como o de Robótica, para que haja um aprendizado do que será levado à Rede”, explicou.
O coordenador geral do LabCrie, professor Hércules Sandim, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), comentou que, a partir de agora, haverá um ciclo de formação, em que as equipes da Universidade e do MEC vão capacitar os profissionais indicados pela Sedec. “As principais temáticas que se pensa para o trabalho no LabCrie são de aprendizagem criativa, educomunicação, programação e jogos, robótica educacional, cultura maker e tinkering”, acrescentou.
Além da Prefeitura de João Pessoa e do Ministério da Educação e UFMS, através da sua Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), o projeto conta com o apoio da Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCPI). A instalação do Laboratório também tem o apoio da Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT).
Estiveram presentes na inauguração o diretor de Formação Docente de Valorização Profissional do MEC, Renato Brito; o presidente da RBCPI, Marcelo Fiche; o representante da Fapec, Vilson Matthes; e o assessor pedagógico da SEECT, Robson Ferreira.