O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, deu continuidade, nesta segunda-feira (29), ao repasse de emendas impositivas de vereadores da última legislatura. Desta vez, o repasse beneficia 14 instituições sociais e de apoio à cultura, que juntas receberão cerca de R$ 1,3 milhão. O montante foi destinado por 10 parlamentares.
“A nossa prática é a de respeitar os representantes do povo, que apoiaram uma demanda gerada pela sociedade. A proposta foi feita com base no trabalho dessas entidades e a Prefeitura faz o seu papel de liberar os recursos, pois entende que quanto mais gente trabalhando com o mesmo objetivo, melhor para a população”, afirmou o gestor.
O vice-prefeito Leo Bezerra lembrou o fato de a atual gestão ter tido apenas um mês de transição, além de ter enfrentado a pandemia. “Foram dias difíceis, mas conseguimos fazer o que era certo e ir além. Uma prova disso são as emendas impositivas, que eram um grande problema para a gestão anterior, virando até caso de justiça, mas que Cícero transformou em solução, garantindo que acataria tudo que fosse beneficiar a população de João Pessoa”, destacou.
As instituições beneficiadas são a Maracastelo, Vila Vicentina, Cendac, Cicovi, Aldeias Infantis SOS, Instituto dos Cegos e Fundação Padre Pio. Completam a lista as organizações Acunã, Organização Social Sarah Kelly, Aspan, Casa da Divina Misericórdia, Associação Jardim Treze de Maio, Missão Braços Abertos e ACSocial.
Genilson Lima, da ACSocial, agradeceu à gestão e aos parlamentares pelos recursos. “Esse ato fortalece uma política social e uma luta de muitos pais e familiares de autistas”, declarou, representando todas as instituições beneficiadas.
Emendas – A liberação atende a emendas destinadas pelos vereadores Marcos Henriques, Zezinho Botafogo, Bruno Farias, João Corujinha, Humberto Pontes, Thiago Lucena, Eliza Virgínia, Mangueira, Tanilson Soares e Damásio Franca.
O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, destacou que o Executivo faz a sua parte ao garantir o cumprimento das emendas. “Essa é uma demonstração de democracia e de respeito pelo Parlamento. A gestão faz a sua parte ao cumprir 100% das emendas. Somos a primeira Câmara no Brasil a ter esse direito e o prefeito está de parabéns”, declarou.
Esse é o terceiro repasse autorizado pelo prefeito Cícero Lucena, que já garantiu o pagamento de emendas que somavam R$ 3,1 milhões. Estes valores foram destinados aos hospitais Padre Zé e São Vicente de Paula, além do Hospital Napoleão Laureano e a Casa da Criança com Câncer.
Estiveram presentes o vereador Bruno Farias; a secretária executiva municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), Raissa Lacerda; e o diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves.