O deputado federal, Aguinaldo Ribeiro (PP), apresentou um projeto de lei para garantir o pagamento de um vale gás à população em situação de vulnerabilidade social. A proposta tem por objetivo repassar, bimestralmente para as famílias, três parcelas de R$ 100 reais de auxílio, durante o período seis meses.
“O gás de cozinha já representa 10% do salário mínimo em 16 Estados. Milhões de famílias, na Paraíba e em todo o Brasil, estão passando por dificuldades graves com o aumento da pobreza energética. É preciso apoia-las neste momento. Por isso, como líder da maioria no Congresso Nacional, vou lutar para aprovarmos o mais rapidamente possível a concessão do vale gás”, defende Aguinaldo.
“O projeto que apresentei estabelece um socorro emergencial. Não podemos deixar uma grande parcela da população sofrendo ainda mais na pobreza e na miséria. O gás é um produto essencial e que tem comprometido parte significativa da renda familiar; na falta dele, muita gente está recorrendo à lenha”, acrescenta.
Pelo Projeto, o benefício será devido somente a quem, individualmente ou integrante de núcleo familiar, comprovar o recebimento de valor mensal inferior a 1 (um) salário mínimo, no valor de R$ 1.100,00 (mil e cem reais) e estiver devidamente cadastrado nos grupos das pessoas beneficiadas com o auxílio emergencial. Categorias como pescadores, agricultores, diaristas, caminhoneiros, artesãos, artistas, taxistas, mototaxistas, feirantes e cuidadores estão na lista dos que poderão ter direito ao auxílio.