A Prefeitura de Campina Grande montou uma programação especial para a Campanha Janeiro Branco, que mantém o foco no alerta e cuidados em relação à saúde mental. Como madrinha da campanha este ano, a psicóloga Juliana Brito Cunha Lima, primeira dama de Campina Grande, destaca a importância do tema na mesa de debate da sociedade.
– Especialmente neste momento de pandemia e suas caóticas consequências para o cotidiano das pessoas, a saúde mental precisa ser tratada como prioridade pelos governos – destaca Juliana Cunha Lima.
Nesse sentido, ela garante que o prefeito Bruno Cunha Lima já deixou claro o total apoio à iniciativa. Diversas ações estão sendo realizadas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e demais serviços de saúde mental de Campina Grande, desde o início da campanha.
Nos CAPS campinenses, estão sendo realizadas Oficinas Reflexivas com usuários, Grupos de Família e outros workshops abordando o tema. Além disso, a programação inclui rodas de conversa, capacitações profissionais e outras atividades, com o objetivo de fortalecer a discussão acerca da importância de cuidar da saúde mental e emocional.
A Campanha Janeiro Branco, de acordo com a neuropsicóloga Lívia Sales, coordenadora, pretende em todas as suas ações principalmente alertar a população para necessidade de procurar ajuda, em caso de sofrimento psíquico significativo.
Os atendimentos nos serviços de saúde mental estão acontecendo normalmente, em todos os CAPS de Campina Grande.