O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entregou na manhã desta terça-feira (22) uma série de investimentos realizadas no Instituto Cândida Vargas (ICV), potencializando a infraestrutura da maternidade e garantindo mais saúde às mães e recém-nascidos no local. Uma destas intervenções foi a construção da nova Farmácia de Manipulação de Alimentação Parenteral, voltada para os bebês nascidos com dificuldade de alimentação, como os prematuros que não conseguem ingerir leite materno.
“É um investimento de grande importância, pois uma alimentação adequada e nutritiva vai fortalecer esse recém-nascido que por algum problema não consegue se alimentar do leite materno, contribuindo para a alta tanto do bebê como da sua mãe. Construímos um novo espaço com maior e melhor capacidade, garantindo mais qualidade de atendimento para as mães e seus filhos. Nos últimos oito anos o Instituto Cândida Vargas tem recebido uma série de investimentos para que as mães possam ter seus filhos com segurança e conforto, sabendo que tem uma maternidade de qualidade para ajudar neste momento tão especial que é ter um filho”, disse o prefeito.
O diretor geral do ICV, Juarez Alves Augusto, destacou as melhorias adquiridas com este novo espaço. “A nova Farmácia de Manipulação de Alimentação Parenteral foi totalmente reestruturada em um novo espaço, liberando o antigo, que voltará a funcionar como sala de cirurgia. Nesta nova farmácia, que produz o alimento que substitui o leite materno para os bebês, aumentando assim sua expectativa de vida, teremos capacidade de ofertar um serviço maior e melhor, em um espaço que cumpre todos os pré-requisitos para potencializar seu funcionamento”.
Além da construção da nova farmácia, o prefeito Luciano Cartaxo entregou o novo refeitório do ICV, onde são preparadas as refeições das mães pacientes, espaço que existe há 40 anos e até então não havia passado por intervenção. Foi entregue também o Núcleo Interno de Regulação, para as pacientes vindas de outros serviços para o ICV; duas novas subestações, garantindo a ininterrupção da energia elétrica; as reformas das Unidades de Neonatologia I e II; a reforma do Centro Obstétrico; o novo Depósito de Material da Farmácia; a Praça de Convivência; e o novo estacionamento do hospital.
Fotos: Dayse Euzébio