Mais do que a “casa arrumada”, o novo prefeito da Capital receberá da atual gestão de Luciano Cartaxo, uma cidade pronta para o futuro. Com uma gestão eficiente que conta com salários e precatórios em dia, fornecedores pagos, dívidas previdenciárias equacionadas e despesa com pessoal de acordo com o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a cidade tem recursos em caixa da ordem de R$ 354 milhões, o que garante novos investimentos e a continuidade de diversas obras em execução por toda a cidade. Na manhã desta quarta-feira (2), o prefeito Luciano Cartaxo apresentou os nomes da equipe de transição e os dados para que a nova gestão mantenha o ritmo de obras e investimentos, além de garantir a manutenção de todas as conquistas dos últimos oito anos para os pessoenses.
“Vamos dar início ao processo de transição desejando boa sorte ao novo prefeito e equipe e garantindo que faremos este processo da forma mais transparente possível, como tem sido uma marca da nossa gestão. Vamos ofertar todas as condições para que o novo prefeito possa dar continuidade ao nosso trabalho, preservando o que a gente tem de melhor que é a qualidade de vida de nosso povo. Pensamos João Pessoa não por quatro ou oito anos, mas sim no futuro e, por isso, deixamos uma cidade pronta, com muitos investimentos e recursos para que ela seja cada dia melhor”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.
Através do programa João Pessoa Sustentável, Luciano Cartaxo deixa U$ 100 milhões para investimentos em governança, habitação, infraestrutura e meio ambiente. Dentro desta perspectiva, estão previstas a construção do Parque Socioambiental no antigo Lixão do Roger, a urbanização integrada de oito comunidades nas proximidades do Rio Jaguaribe, o Centro de Monitoramento, a modernização da gestão, o Governo Eletrônico e investimentos para tornar mais ágeis e acessíveis os serviços da Prefeitura, como a emissão de alvarás, Habite-se e Licença Ambiental.
A gestão, que se destaca na área da transparência de acordo com diversos órgãos de controle externo, também deixará montado um planejamento para a área da Saúde, o que inclui a reforma do Ortotrauma, a conclusão do Centro de Especialidades Odontológicas de Mangabeira, o Centro de Imagem do Hospital Santa Isabel, a Casa do Parto no Instituto Cândida Vargas e a inauguração dos serviços de Hemodinâmica no Santa Isabel.
Na Educação, área de grande destaque na atual gestão, Luciano Cartaxo entregou a primeira etapa do Centro de Educação Integrada (CEI), em Mangabeira, e deixa a segunda etapa com obras em andamento, além de projetos para a construção de mais três unidades do inovador complexo educacional. O novo gestor encontrará ainda 34 escolas em construção, requalificação, climatização e ampliação e a manutenção e ampliação de 85 creches. Obras em andamento também devem ter continuidade na área de praças e parques já que após entregar 66 equipamentos públicos de lazer, Luciano Cartaxo deixa mais oito praças em execução, o Parque das Águas em Mangabeira, o Parque da Bica, o Parque das Três Ruas nos Bancários e também o Ginásio Poliesportivo da Praça da Paz, no mesmo Bairro.
*Mais investimentos assegurados* Na Infraestrutura, outra área que acumula avanços por todas as regiões da cidade, a exemplo dos 77,5 km de ciclovias e ciclofaixas, nova Avenida Passeio Epitácio Pessoa e mais de 15 mil pontos de LED implantados, já estão assegurados recursos para a implantação de mais 23 mil pontos de nova iluminação, um Terminal de Integração da Zona Sul e o novo Plano Municipal de Mobilidade Urbana que já foi apresentado para nortear os próximos investimentos na Capital. Além dos mais de 300 km de asfalto já implantados, a nova gestão contará com recursos assegurados para mais 72,5 km de novo asfalto e, ainda nesta área, 50 ruas estão sendo pavimentadas, 46 estão prontas para ter a pavimentação iniciada e outras 106 devem ser licitadas em breve, todas elas com recursos garantidos.
Na Habitação, a gestão de Luciano Cartaxo deixará 1.444 unidades habitacionais em fase de conclusão das obras para garantir moradia digna para mais famílias, entre elas nos residenciais Vista Alegre e Vista Verde, além da Urbanização da Comunidade do ‘S’. Também estão previstas as reformas de cinco cozinhas comunitárias, a Casa Centro-Dia Adulto e o Centro Integrado da Assistência Social (CIAS), todas estas obras na área do Desenvolvimento Social e segurança alimentar. Mais obras para serem continuadas são a reforma e manutenção dos mercados públicos, a construção do novo mercado público do Castelo Branco, a construção da Feira livre do Colinas do Sul, a reforma dos centros comerciais e a aquisição do imóvel para a construção do novo Shopping Nações Unidas.
Carta de projetos Luciano Cartaxo deixa ainda uma Carta de Projetos com obras que devem ser executadas pela próxima gestão como parte do planejamento atual como: Nova Hilton Souto Maior; Interligação das 3 ruas do bairro dos Bancários com a UFPB; 3a e 4a Etapas da Barreira do Cabo Branco; Parque Ecológico Sanhauá; Projeto de requalificação da R. Visconde de Pelotas; Projeto de requalificação da R. General Osório; Reforma do Cemitério do Cristo; Ligação Mangabeira-Valentina; Obra de acessibilidade do Mercado Central; Construção do Terminal Metropolitano; Reforma da Estação Ciência; Parque Quadramares; Vias de acesso no Centro Histórico; Reforma da Antiga Alfandega; Novo São José (Ponte, passarela, urbanização e habitação); Instalação da Escola de Gastronomia (Varadouro); Restauração da Antiga Fábrica de Gelo; Parque do Bessa e Reforma do Conventinho.
*Equipe de transição:*
Lauro Montenegro – Secretário de Administração;
Adalberto Fulgêncio- Secretário de Saúde;
Ubiratan Pereira- Secretário de Transparência;
Sérgio Barbosa – Secretário de Finanças;
Roberto Wagner – Secretário de Planejamento;
Abelardo Jurema – Secretário de Meio Ambiente;
Adelmar Azevedo Régis – Procurador-Geral do Município;
Hildevânio Macedo – Secretário de Gestão Governamental e Articulação Política.