Neste dia 14 de setembro, foi realizada a Convenção Municipal da Unidade Popular (UP), em João Pessoa, que aprovou formalmente as pré-candidaturas do partido nas Eleições 2020. A atividade se deu exclusivamente para os filiados, pelo Google Meet, com início às 19h00.
O partido formalizou o jornalista Rafael Freire, 36 anos, como pré-candidato a prefeito. Rafael é membro do Diretório Nacional da UP e tem 20 anos de militância política no movimento estudantil e sindical.
Como pré-candidato a vice-prefeito, o partido aprovou o nome de João Batista, liderança do movimento de moradia e atual presidente da UP na Capital.”A Unidade Popular recebeu seu registro eleitoral apenas em dezembro passado, mas os movimentos que compõem o partido possuem 25 anos de atuação política de base no país. Isto significa que um dos principais objetivos da UP nestas eleições é fortalecer a mobilização social, despertar cada vez mais pessoas para a luta. Durante o período da pré-campanha, aproveitamos todas as oportunidades para apresentar um projeto de socialismo para o Brasil e o Programa de Governo para João Pessoa. Basta de oligarquias governando nossa cidade. O povo pobre e trabalhador não pode mais ser humilhado e merece dias melhores”, afirma Rafael.
Já a chapa para concorrer a vagas na Câmara Municipal será composta por Vitória Ohara (estudante, cantora e ativista feminista); Daniel Pereira (historiador e líder comunitário); Jonas Souza (agente de limpeza urbana).