A Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou reunião remota , nesta sexta-feira (5), com objetivo de discutir o Plano de Retomada da Economia no Estado. Durante o debate, representantes do comércio paraibano, empresários e parlamentares definiram a criação de um comitê para contribuir com o retorno das atividades pós-pandemia do coronavírus (Covid-19).
O comitê já deve se reunir na próxima semana e tem como finalidade unir o Poder Legislativo, o Poder Executivo estadual e os representantes do segmento empresarial para que eles participem da estratégia para retornar os trabalhos. O presidente da ALPB, Adriano Galdino, afirmou que o diálogo permanente com os empresários é primordial para a retomada de forma segura. “Nós precisamos auxiliá-los na construção de um plano de segurança para o funcionamento das suas atividades, garantindo um retorno dos negócios e, ao mesmo tempo, evitando o agravamento ainda mais da saúde pública do nosso estado”, disse.
O presidente da Frente, Eduardo Carneiro, ressaltou a necessidade da realização de um trabalho em conjunto para a recuperação da economia local, além da desburocratização e maior eficiência nos ritos processuais. “Estamos atrasados em relação aos outros estados, como por exemplo Manaus, onde a pandemia foi um caos, mas já iniciou esse plano de retomada. Entendemos a necessidade que tínhamos do isolamento social rigoroso para diminuir essa curva, mas agora é um novo momento. A nossa missão agora é diminuir a pobreza”, disse o deputado.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojista (CDL-JP), Nivaldo Vilar Lins, acredita que a crise será superada com produtividade. “Nós gostaríamos de agradecer à Frente Parlamentar. Com as discussões e encaminhamentos feitos durante as reuniões, conseguiremos chegar ao Governo e à Prefeitura e, assim, vamos passar por essa pandemia mais fortalecidos”, destacou.
O deputado Wilson Filho afirmou que vai colaborar para o diálogo com o Governo do Estado em busca de solução para a economia.
“Ninguém, em qualquer lugar do mundo, estava pronto para uma pandemia como essa. Estamos no mês de junho e o pico da contaminação ainda não passou. Ninguém está errado nessa luta, pois estamos todos querendo vencer. A Assembleia Legislativa está debatendo para apresentar um caminho para ajudar a Paraíba a não viver um caos, como tem acontecido em outros estados do país. Vamos sim em busca desse diálogo com o Executivo”, afirmou o parlamentar.
O representante da Associação Empresarial Embaixada de Negócios da Paraíba, Paulo Junior, reforçou que a interlocução da ALPB pode ser muito importante no processo de aproximação também com o Governo Federal, no sentido de conseguir diminuir a burocracia na obtenção de crédito financeiro. “Existem algumas empresas que não têm condições de adotar os protocolos determinados pelo Estado, e nós, como representantes dessa classe, estamos querendo ajudar essas empresas. Os recursos precisam chegar rápido, porque as empresas não têm fôlego para esperar mais”, disse.