O governador João Azevêdo (Cidadania) defendeu nesta sexta-feira (29) a implantação de rodízio de veículos na Região Metropolitana de João Pessoa. Ele vai reunir os prefeitos da região, por volta das 10h30, para afinar as medidas que constarão no próximo decreto do Estado. Serão criadas bandeiras com cores relacionadas à situação de cada município, com o verde indicando a possibilidade de reabertura do comércio.
A reunião desta sexta-feira é a continuidade de um primeiro evento realizado nesta quinta. Dele, saiu um documento assinado pelos prefeitos de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV); Santa Rita, Emerson Panta (PSDB); Cabedelo, Vítor Hugo (DEN); Conde, Márcia Lucena (PSB), e de Bayeux, Jefferson Kita (PSB). Na sequência, ainda na quinta, houve reunião com a equipe técnica das prefeituras.
O encontro desta sexta será para alinhavar as medidas. Uma carta divulgada após o primeiro encontro indicou endurecimento das medidas de isolamento na Região Metropolitana. No encontro, a opção de adoção de um lockdown foi colocada sobre a mesa. A ideia é enrijecer as regras pelos próximos 15 dias e, depois disso, iniciar um plano visando a flexibilização do funcionamento do setor produtivo. O decreto atual vale até o dia 31.
Os municípios da Região Metropolitana são responsáveis pela maioria dos casos de contaminações na Paraíba, girando em torno dos 70%. O estado da Paraíba registrou nesta quinta-feira 923 novos casos do novo Coronavírus. Até agora, o número de mortes passa de 318. Os casos da Covid-19 já são registrados em 189 municípios. A ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na Região Metropolitana é de 89%.
Blog do Suetoni