A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) retoma a Campanha de Vacinação contra Influenza nesta sexta-feira (3) nos 68 ginásios e ‘Drive Thru’, com capacidade de bater a meta de imunizar 100% dos idosos e trabalhadores de saúde, alvo da primeira fase da mobilização. Com aproximadamente 80% do público-alvo vacinado nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu mais 19 mil doses da vacina do Ministério da Saúde, para dar continuidade à campanha. Em razão da pandemia do Coronavírus, a procura pela imunização cresceu neste ano, superando as expectativas em relação há anos anteriores. Já foi imunizado quase 80% do público-alvo.
Com a mobilização, 104 mil pessoas serão imunizadas, entre idosos e trabalhadores de saúde, incluindo pessoas acima de 60 anos acamadas ou em abrigos de longa permanência. Neste ano, a Prefeitura de João Pessoa adotou a estratégia de vacinar a população em 68 ginásios de escolas e creches da Rede Municipal de Ensino, por serem espaços mais amplos e abertos, com o intuito de evitar aglomerações de idosos e também através de ‘Drive Thru’, o que reduz, ainda mais, o contato entre as pessoas. A medida foi adotada para reduzir a possibilidade de transmissão do Coronavírus, sobretudo nos idosos, público-alvo da primeira fase da campanha e principal grupo de risco para a Covid-19.
Onde se vacinar – O ‘Drive Thru’ acontece no Parque da Bica e nos shoppings Manaíra e Mangabeira, onde o atendimento (das 8h às 12h e das 13h às 16h) é feito dentro do veículo, reduzindo o contato dos idosos com outras pessoas. Nesta etapa, além dos idosos, os ginásios e Drive Thru estarão vacinando também os trabalhadores da saúde. Eles precisam comprovar o vínculo através do contra-cheque, declaração do local de trabalho ou registro do conselho profissional.
Agentes de mobilidade fazem a organização do fluxo de veículos e os profissionais de saúde, devidamente equipados com insumos de proteção, fazem a imunização. Nos ginásios, o atendimento é das 13h às 18h.
Idosos acamados – Os idosos acamados são imunizados em casa, através do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), mediante agendamento prévio de seus familiares em suas Unidades de Saúde da Família (USF) de referência. O agendamento também pode ser realizado através do telefone 3214-7149. Já aqueles que moram em instituição de longa permanência são vacinados na própria instituição.
Linha de frente Os trabalhadores da saúde da área hospitalar, que estão na linha de frente no combate ao novo Coronavírus, receberão a imunização em seus locais de trabalho. Estão sendo visitadas 30 instituições de grande porte, entre Unidades de Pronto Atendimento (UPA), hospitais públicos, privados e Samu. O atendimento irá cumprir o cronograma pré-estabelecido com as instituições.