Quem quiser ser prefeito se candidate, porque nós vamos ter eleições agora, em 2020. O Poder Legislativo é uma coisa e o Poder Executiva é outra”. Esse foi o recado dado, na manhã desta quinta-feira (29), pelo prefeito Luciano Cartaxo (PV) aos vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa, que defendem a execução das emendas impositivas.
Durante o lançamento do programa ‘Ação Asfalto’ e ‘LEDs nas Ruas’, em vários bairros da Zona Norte da Capital, Cartaxo fez duras críticas ao processo de elaboração da Lei das Emendas Impositivas e aos parlamentares que aprovaram a proposta. “Esse processo se deu de maneira equivocada na Câmara. Em nenhum momento o Poder Executivo foi chamado e convidado para discutir, qual seria o percentual do orçamento que poderia ser colocado nessa emenda impositiva”, disse.
A reportagem do Programa de Rádio ‘Arapuan Verdade’, o gestor municipal acrescentou que, em momento algum, foi feito também um debate público com a Cidade nem com a população. Um debate para fazer uma avaliação da importância e da necessidade ou não dessas emendas”, argumentou.
Luciano Cartaxo acusou os “vereadores de, na calada da noite e no apagar das luzes, fazer uma sessão e mudar o Regimento Interno da Casa e a Lei Orgânica do Município para que o prefeito não tivesse sequer o direito ao veto”. “Você não pode desorganizar e desestruturar o orçamento público de uma Prefeitura do porte de João Pessoa”, ressaltou.
O chefe do Poder Executivo Municipal foi mais além nas suas críticas: “Houve um processo completamente deturpado sobre a capacidade de elaboração dessas emendas”, afirmou Cartaxo acrescentando ainda que os vereadores colocaram emendas sem ter a noção do valor das obras.
Paulo de Pádua/Fernando Braz