O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entrega às 18h desta segunda-feira (10), a primeira praça 100% inclusiva da Paraíba, a Praça Vicente de Paula Nóbrega, localizada no bairro Bancários, em frente à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Dotada de uma série de equipamentos inclusivos e dedicados às pessoas com deficiência, a praça já era aguardada pela população há mais de 20 anos e integra a política de inclusão da atual gestão, que busca oferecer espaços mais adequados e acessíveis a todas as pessoas da Capital.
“Esse é um grande passo que damos na gestão, dentro do nosso compromisso de dar espaço e oportunidades para todas as pessoas. A primeira praça 100% inclusiva se torna uma referência em todo o Estado sobre como construir espaços que gerem mais qualidade de vida e bem-estar para a população de forma acessível e adaptada para todos os públicos. Pensamos a acessibilidade em todas as nossas obras, estamos construindo uma cidade mais democrática e a Praça é um exemplo disso”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.
A praça contará com equipamentos de Academia da Terceira Idade e acessíveis às pessoas com deficiência, além de espaços como playground, caixa de areia, mesas para jogos e espaço para eventos, passeio diferenciado, além de estacionamento para dez vagas, sendo sete acessíveis. O investimento nesta praça foi de R$ 378.568,69. Esta será a sexta praça de um pacote de 14 praças que o prefeito está entregando. Além dela, já foram entregues a Praça Engenheiro Solon de Lucena, Praça Vereador Potengi Lucena, Praça dos Colibris, Praça Cristo Rei e Praça São Pedro.
O nome da praça é em homenagem ao pai do jornalista Rubens Nóbrega, o paraibano natural de Santa Luzia, Vicente de Paula Nóbrega. De acordo com o jornalista, a família recebeu com surpresa a homenagem e agradece ao prefeito pela lembrança. “Ficamos muito comovidos e agradecidos com esta homenagem. Luciano Cartaxo sempre ajudou a escola de música que meu pai fundou desde quando era vice-governador, e foi o responsável pela reforma da sede da escola de música. A gente espera este tipo de homenagem de amigos e era assim que meu pai via Luciano Cartaxo”, afirmou Rubens Nóbrega.
Músico desde a adolescência, Vicente de Paula Nóbrega fundou uma escola de música em Jaguaribe, a atual Escola de Música Toque de Vida Emtoque, destinada inicialmente a acolher e ensinar crianças pobres da região. De forma gratuita, a escola já formou mais de 500 instrumentistas, nos últimos 20 anos, e muitos hoje são profissionais e integram orquestras sinfônicas. Ele faleceu no último dia 6 de abril, na Capital, em decorrência de problemas cardiorrespiratórios.
5AEE22ED-3D3A-4562-8C52-4B013C88303E