Vereador passou mal durante sessão na semana passada e, ao procurar um médico, foi informado da necessidade de cirurgia
O vereador de João Pessoa, Bruno Farias (PPS), passou por cirurgia cardíaca nesta quarta-feira (19). O parlamentar passou mal durante sessão realizada na semana passada e, ao procurar um médico, soube da necessidade de fazer uma cirurgia cardíaca. Ele precisou fazer a “oclusão do forame”, para corrigir uma disfunção gerada na infância. Do Hospital Memorial São Francisco, onde passou pelo procedimento, o parlamentar fez postagem nas redes sociais, falando em tom poético do procedimento. Ele participou normalmente da sessão desta quarta na Câmara de João Pessoa, quando foi aprovada, entre outras matérias, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Veja os versos publicados pelo parlamentar em mensagem no Instagram:
“Meu coração está cem por cento,/
Mas, por excesso de sentimento,/
Sua abertura nunca fechou./
Eu fiz a oclusão do forame/
Pra que dele nunca mais derrame/
O carinho, o afeto e o amor!!!”
Saiba o que é o forame oval:
?O que é?
O forame oval é um orifício que comunica o lado direito com o lado esquerdo do coração. Durante a gestação, é essa comunicação que possibilita que o feto receba o sangue oxigenado da mãe para se desenvolver, uma vez que seus pulmões ainda não funcionam.
Logo após o nascimento, há o fechamento natural do forame oval. No entanto, em uma minoria de pessoas esse fechamento natural não ocorre e o forame oval continua aberto, ou seja, patente, ao longo da vida.
Sintomas
Na maior parte das pessoas, o forame oval patente não gera sintomas ou outras limitações. Dessa maneira, não há necessidade de tratamento específico.
Complicações
Em alguns casos, entretanto, a existência do forame oval patente pode causar a passagem de coágulos de sangue do lado direito para o lado esquerdo, o que pode acarretar problemas como, por exemplo, o derrame cerebral (acidente vascular cerebral).
O derrame cerebral pode ser causado por vários motivos. Após um derrame, os médicos sempre procuram as suas possíveis causas, para fazer a prevenção e evitar que novos derrames ocorram no futuro. Nas pessoas com forame oval patente e que tiveram um derrame, principalmente naquelas em que não se acham outras causas, a oclusão do forame oval pode ser indicada, como maneira de reduzir a chance de outros derrames.
Bruno explica como descobriu o problema
“Na quarta-feira, dia 29/05, tive, lá na CMJP, dentro do plenário, um AVC isquêmico. Graças a Deus, sem sequelas.
Eu estava super bem, quando, no meio da sessão, fui pegar o Regimento Interno para tirar uma dúvida. Ao abrir o Regimento, de repente, eu não consegui lê-lo. Só enxergava a metade da página, como se tivesse uma sombra sobre o meu olho esquerdo.
15 minutos depois, passado o susto, a visão voltou normalmente.
Fui ao oftalmologista que fez exames e não encontrou nada de anormal em minha visão.
Fui ao cardiologista, que fez um eletro, e não detectou nada. Ele me passou exames laboratoriais que tbm não registraram nenhuma alteração nas minhas taxas.
Fui ao neurologista que passou um Doppler das carótidas e uma ressonância do cérebro.
O Doppler das carótidas não acusou nada. Estava tudo normal.
Já a ressonância do cérebro, apontou dois diminutos focos no lobo occipital direito, o que correspondeu com os sintomas de perda efêmera e parcial da visão que senti no olho esquerdo.
Descoberto isso, o cardiologista fez um ecocardiograma transeofagico, que detectou que eu tinha Forame Oval Patente (FOP) no coração, uma abertura no coração que todas as pessoas nascem com ela. Só que naturalmente essa abertura se fecha até os 2 anos de idade. Só vim descobrir aos 38 anos que minha abertura (forame), não tinha fechado. E esse forame é causa de muitos AVCs em pessoas jovens.
A partir desse diagnóstico, tanto Fulvio Petruci (cardiologista) quanto Ronald Farias (neurologista) chegaram à conclusão de que o forame oval patente foi o responsável por essa isquemia que tive.
Então, hoje, por volta das 16h, eu me submeti a um cateterismo cardíaco destinado a fazer a oclusão do Forame oval Patente, ou seja, pra fechar essa danada dessa abertura.
A cirurgia foi um sucesso e to 100%. Coração pronto pra acolher os puros e bons sentimentos, bem como para enfrentar todas as emoções que a vida ainda me reservará.”
Blog do Suetoni