Amanhã é o Dia D de incentivo à imunização contra a gripe. A mobilização para a vacinação vai acontecer neste 4 de maio, em todo o Brasil, e prioriza alguns grupos de pessoas. No entanto, toda a população pode buscar a imunização na rede privada. A Geap Saúde reforça a campanha ao lembrar beneficiários, servidores e público em geral a importância da imunização.
A infecção é causada pelo vírus Influenza e se caracteriza pela febre, tosse, fadiga e dores musculares, de garganta e de cabeça. A vacina da gripe não tem contraindicações ou efeitos colaterais. Nas clínicas particulares, é possível encontrar a do tipo quadrivalente, que imuniza contra os subtipos do Influenza. O preço dela varia, a depender da cidade.
Conheça os grupos prioritários:
- Indivíduos com mais de 60 anos;
- Crianças de 6 meses até 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias de idade);
- Gestantes;
- Mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias (puérperas);
- Trabalhadores da área da saúde;
- Professores de escolas públicas e privadas;
- Povos indígenas;
- Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade;
- Funcionários do sistema prisional.
Previna-se! A transmissão do vírus Influenza ocorre por secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou após contato com as mãos. A gripe afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte, se não for tratada a tempo e corretamente.