Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Incra/PB inicia maratona de inaugurações no governo Bolsonaro

Mais de 200 assentados do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) do Assentamento Vazante, localizado na zona rural de Tacima, a 150 quilômetros de João Pessoa, passam a contar com um sistema comunitário de captação, armazenamento e distribuição de água potável que irá minimizar os efeitos da estiagem na região e levar água à torneira de cada família.

Segundo o superintendente regional do Incra na Paraíba (Incra/PB), Rinaldo Maranhão, tem sido feito melhorias na infraestrutura dos assentamentos da reforma agrária, com obras que resolvem problemas de mobilidade que interferem no escoamento da produção e na qualidade de vida dos agricultores.

“Nossa gestão é pautada no trabalho e na dignidade humana, água é um elemento essencial na vida das pessoas, especialmente no homem do campo que por força da natureza têm períodos de estiagem prolongada, como a que vivemos atualmente, mas como muita sensibilidade estamos mudando esta realidade”, afirmou Rinaldo Maranhão.

Maria José, do Assentamento Vazante, comemorou quando viu os canos serem instalados até sua casa e a água na torneira. Ela contou que nos últimos meses, por causa da falta de chuva, o acesso a água era difícil. “Mal dava para beber e cozinhar, agora vou poder fazer as coisas em casa sossegada”, afirmou.

A entrega do equipamento aos assentados foi feita, nesta sexta-feira (15), em uma solenidade que contou com a participação das famílias, de técnicos e do superintendente regional do Incra na Paraíba (Incra/PB), Rinaldo Maranhão.

Sistema de abastecimento

O sistema de abastecimento inclui um poço do tipo artesiano com capacidade de 2000 mil litros de água por hora, uma caixa d’água com capacidade para 10 mil litros de armazenamento e um clorador, sistema de tratamento de água, levando uma água de qualidade até à casa dos beneficiados.

Segurança hídrica

Nos últimos meses o Incra na Paraíba já entregou cinco equipamentos similares a este e a previsão é que mais 26 sejam entregues até o fim deste primeiro semestre.

Incra/PB

Na Paraíba, o Incra é responsável pela gestão de 314 assentamentos, com mais de 14 mil famílias assentadas, executando outras políticas, como regularização de territórios quilombolas e gestão do cadastro de imóveis rurais.

Deixe um comentário