O Sindicato dos Enfermeiros no Estado da Paraíba SINDEP repudiou, através de nota, o edital do concurso público que pretende selecionar profissionais da enfermagem para a cidade de São Bento, no Sertão paraibano.
De acordo com a presidente do SINDEP, Milca Rodrigues do Rego, os salários ofertados aviltam a profissão.
“O enfermeiro precisa manter um investimento constante em capacitações e aprofundamentos teórico-práticos afim de atualizar e aperfeiçoar o serviço ofertado, o que se torna inviável mediante os baixos salários oferecidos, que não permitem condições favoráveis para o exercício digno da profissão” diz trecho da nota.
O Sindicato informou também que o piso salarial do enfermeiro ainda está em fase de análise pelo governo federal, o que não justifica a baixíssima remuneração que está sendo ofertada pelo município de São Bento, no patamar de R$ 1.000.
A nota ainda ressalta os problemas decorrentes da remuneração inadequada como a precarização da atuação do enfermeiro e apela também para que seja revista a condição salarial e a carga horária oferecida no processo seletivo.
De acordo com a média nacional, os enfermeiros brasileiros recebem cerca de R$ 2.814,50 para uma jornada de 36 horas semanais.
O fato chama a atenção mais ainda já que o prefeito da cidade, Jarques Lúcio, é médico e conhece a realidade dos profissionais de Saúde.