Após repercussão negativa de reportagem do Esporte Espetacular, da Rede Globo de Televisão, no último domingo (28), envolvendo seu nome na Operação Cartola, que apura um esquema de propina e manipulação de resultados no futebol paraibano, o governador Ricardo Coutinho (PSB), exonerou os delegados responsáveis pelas investigações: Lucas Sá e Maria Vanderleia Gadi.
A exoneração foi publicada na edição desta quarta-feira (31), do Diário Oficial do Estado. Lucas Sá era titular da da Delegacia de Defraudações e Falsificações de João Pessoa e foi nomeado delegado adjunto de delegacia especializada. Vanderleia Gadi também foi nomeada delegada adjunta de delegacia especializada.
Todas as mudanças na Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social podem ser conferidas clicando AQUI
A reportagem do Esporte Espetacular, da TV Globo, diz que o governador sabia do suposto esquema de propina no futebol paraibano, investigado pela Operação Cartola, e até teria mandado o ex-vice de futebol do Botafogo, Breno Morais, comprar juiz.
Uma das transcrições a que a reportagem teve acesso relata um diálogo peculiar entre dirigentes do Botafogo-PB. Zezinho, então presidente do clube, e Breno, ex-vice de futebol, falam sobre a derrota por 4 a 0 sofrida pelo Botafogo-PB pelo Atlético-MG, válida pela Copa do Brasil, em João Pessoa.
Breno conta a Zezinho que teria assistido ao jogo ao lado do governador do estado, Ricardo Coutinho, que, incomodado com a goleada imposta pelo time visitante, teria lamentado que o dirigente não tivesse pago propina ao árbitro para beneficiar a equipe da casa. Segundo o dirigente, o governador teria dito: “Breno, o certo era você ter comprado o juiz de um jogo desse aí”, que disse ter respondido: “Eu sei, mas não tive jeito de chegar.”
A reportagem da TV Globo diz que a Polícia Civil não fala mais sobre o caso e os inquéritos que tramitavam na Delegacia de Defraudações foram encerrados.
NOTA
Em nota, o governador Ricardo Coutinho repudiou o completamente o uso irresponsável
de seu nome em matéria veiculada no domingo pelo Esporte Espetacular, da TV Globo, e anunciou que tomará providências jurídicas contra ilações retratadas, num claro e irresponsável esforço de envolvê-lo sem elemento comprobatório algum.
“O governador e o governo não figuram sequer como parte nas investigações desse processo. O governador reitera a completa inexistência de qualquer relação com quaisquer dos fatos relacionados à investigação da Operação Cartola e estará pronto para confrontar eventuais abusos em quaisquer instâncias”, diz a nota.
Fonte: Tá na Área