No primeiro debate promovido na cidade de Sousa, o candidato ao Governo, Zé Maranhão, falou aos sertanejos sobre os trabalhos já realizados e os muitos que ainda vão ser feitos. “Falo de forma muito confortável com o povo desta cidade porque tive uma vivência administrativa que me deixou perto da população. Falo das Várzea de Sousa, da construção da autora de São Gonçalo, fizemos projetos culturais, deixamos hospitais funcionando em plena eficiência. Nossa proposta é inovadora. Queremos fazer saneamento básico de forma plena, queremos a retomada do processo de industrialização aqui em Sousa. Está cidade tem vocação para o desenvolvimento. Queremos trazer as médias e pequenas empresas para atuarem aqui”, afirmou Maranhão.
Sobre a interiorização da UEPB, Maranhão disse que tem história com a Universidade. Ele cumpriu leis criadas pela gestão anterior e possibilitou novos subsídios para que a instituição funcionasse adequadamente: “Vou permanecer como um defensor da UEPB. Os professores são qualificados mas falta apoio. Em meu governo isso vai acontecer. Não só para fazer a interiorização mas para fazer da UEPB um instituto de excelência.”
Educação também foi tema de destaque no debate. Maranhão foi enfático ao afirmar que além da construção de escolas, tem que se tornar atrativa. “A escola precisa ter condições modernas e atrativas, com arte e esporte. É preciso garantir ao professor uma remuneração digna para que ele não fique correndo entre vários empregos. Eles também precisam de tranquilidade. Este século do conhecimento e ele começa na escola”, disse.
“Na administração pública também precisa ter criatividade, não é só pedindo dinheiro ao Presidente da República que se governa. Nada impede, nenhum pessimismo me impede de continuar investindo na Paraíba. É preciso buscar formas de investimento efetivas para o desenvolvimento do estado”, disse Maranhão.