No Brasil, cerca de 10 mil pessoas tem esclerose tuberosa e 1 milhão de portadores no mundo. Para chamar atenção para a doença, nesta quinta-feira (30) é realizado o Dia Estadual de Conscientização da Esclerose Tuberosa na Paraíba. A data foi estabelecida pela Lei de nº 10.841/16 de autoria de Bruno Cunha Lima (SD).
No Estado da Paraíba, o deputado estadual e candidato a deputado federal Bruno Cunha Lima (SD) fala sobre a doença e a importância que precisa ser dada ao assunto.
“A esclerose tuberosa, ou doença de Bourneville, é uma doença rara, pouco conhecida e de difícil diagnóstico. Essa lei tem o intuito de conscientizar a população acerca da existência da doença e alertar para necessidade de um diagnóstico precoce”, explicou Bruno.
O parlamentar destacou que é preciso ficar em alerta para que os números dessa doença não cresçam e que os casos sejam diagnosticados para que os portadores da síndrome possam passar pelo tratamento.
Esclerose Tuberosa É uma doença caracterizada pelo crescimento anormal de tumores benignos em diversos órgãos do corpo como cérebro, rins, olhos, pulmões, coração e pele, causando sintomas como epilepsia, atraso no desenvolvimento ou cistos nos rins, dependendo da região afetada. Esta doença não tem cura, mas pode ser tratada com remédios para diminuir os sintomas, como remédios anti-convulsionantes, por exemplo, com sessões de psicologia, fisioterapia ou terapia ocupacional, de forma a melhorar a qualidade de vida.
Assessoria