O vice-presidente do Senado, senador Cássio Cunha Lima declarou que dois projetos, que estavam na lista de prioridades do Planalto, o da cessão onerosa e o das distribuidoras da Eletrobras , só serão votados depois das eleições.
A declaração de Cássio praticamente enterra os planos de organizar um megaleilão do pré-sal ainda neste ano e de vender no fim de agosto mais quatro distribuidoras de energia controladas pela estatal.
Sem polêmica – Os dois projetos de lei já foram aprovados na Câmara dos Deputados. Por causa das eleições, o Senado está em regime de esforço concentrado. Reúne-se esta semana e só deve voltar a se encontrar na última semana de agosto e em uma semana do mês de setembro. A votação dessas duas matérias diretamente em plenário dependeria da aprovação de requerimento de urgência, o que não aconteceu.
“Nada que tenha qualquer polêmica, e esses dois temas são polêmicos, será submetido a votação. Recomenda o bom senso que possamos esperar a vontade soberana do povo. Aí, sim, teremos a pauta desse novo governo”, apontou o vice-presidente do Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), logo após deixar a reunião de líderes nesta terça-feira (07/08).
As declarações de Cássio repercutiram na mídia nacional nesta quarta-feira (08). Confira:
Valor Econômico – https://www.valor.com.br/brasil/5719573/cessao-onerosa-e-eletrobras-sofrem-bloqueio-no-senado
Folha de S. Paulo – https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/08/senado-deve-engavetar-projetos-prioritarios-do-governo-ate-as-eleicoes.shtml
Estadão – https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,senado-engaveta-projetos-prioritarios-da-equipe-economica-que-tenta-reverter-decisao,70002436313