As políticas públicas realizadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa para a população LGBT vão servir de inspiração para a cidade de Montreal, no Canadá. A troca de experiências entre gestores rendeu convite para participação em mais um ciclo de debate internacional. Desta vez, a PMJP irá à cidade de Barcelona, na Espanha, no mês de novembro, participar de discussões sobre políticas para populações LGBT. A ideia é compartilhar experiências exitosas na área.
Durante toda esta semana, o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial, Roberto Maia, esteve na cidade de Montreal para um ciclo de palestras, a convite da prefeitura canadense, sobre o projeto de inclusão da população LGBT. A visita teve início na segunda-feira (13) e se encerra neste domingo (19).
O responsável por convidar a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para ir ao Canadá, Luc Doray, explica que a política desenvolvida em João Pessoa chamou a atenção dos governantes canadenses. “Conhecemos o trabalho através da rede social e vimos algo que podemos agregar à nossa cidade. É interessante que a própria prefeitura seja a responsável por essas políticas. Aqui no Canadá, quem promove os direitos da população LGBT são as ONGs e queremos adaptar esse modelo à nossa realidade”, explicou.
Referência no mês de abril, representantes da prefeitura de Montreal (Canadá) estiveram na cidade de João Pessoa para conhecer de perto as políticas públicas da PMJP para população LGBT, especialmente o programa Transcidadania. Além das experiências para o público LGBT, os representantes ainda trocaram experiência sobre o Orçamento Participativo.
Para Roberto Maia, a visita dos representantes do Canadá foi um reconhecimento ao trabalho que é feito na cidade. “Eles nos procuraram porque viram nosso trabalho através das redes sociais. Ficamos muito honrados e nos dispusemos a essa troca de experiência com a visita à cidade de Montreal para explicar à gestão municipal e às ONGs tudo o que desenvolvemos em João Pessoa para o público LGBT”, disse o coordenador municipal.