Motoristas que circulam pelos bairros às margens da BR-101 poderão contar com uma via alternativa de fluxo, evitando se integrar ao tráfego da rodovia. Eles poderão utilizar a Rua Hortêncio Ribeiro de Luna, que ganhou cobertura asfáltica e está recebendo nova sinalização para virar opção à BR, o que vai desafogar a circulação em momentos de pico. As obras fazem parte do programa Ação Asfalto, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), e contou com investimentos de R$ 790 mil.
O superintendente de Mobilidade Urbana da Capital, Adalberto Araújo, esteve no local fiscalizando os últimos ajustes na sinalização. De acordo com ele, a obra é a oportunidade de separar os fluxos urbano e rodoviário em um trecho importante. “São dois tipos de tráfego com velocidades diferenciadas. Quem circula pela BR está preocupado em acessar os bairros e tende a circular de forma mais lenta, prestando atenção às entradas, o que acaba segurando os demais veículos. A nova via desestimula isso e deve dar mais fluidez à BR e segurança aos condutores e passageiros”, afirmou.
A Rua Hortêncio Ribeiro teve 2,32 km asfaltados no trecho que vai da entrada do bairro Costa e Silva até o acesso ao bairro Engenho Velho. A rua também pode ser utilizada para quem pretende acessar o Grotão, Gervásio Maia, Colinas do Sul e Gramame. O trecho funciona nos dois sentidos e a orientação da Superintendência de Mobilidade Urbana da Capital (Semob-JP) é que ele seja priorizado para quem deseja chegar a estas localidades.
Altiplano Outra intervenção do programa Ação Asfalto que vai garantir mais vias de circulação em pontos estratégicos está em andamento na Rua Professora Nadir Paiva dos Santos, no Altiplano. A Rua conecta o bairro à Rua Eugênio Carneiro Monteiro, rota duplicada que chega aos Bancários e à comunidade do Timbó. A via está pronta para receber a capa asfáltica e vai colaborar com a diminuição do tráfego na Avenida João Cirilo da Silva, mais conhecida como Via Panorâmica, que interliga a orla da Capital a bairros da zona sul, como Bancários e Mangabeira.