Desde o início da sessão os vereadores Malbatahan Neto (SD) e Fernando Araújo (Avante) reclamavam da pressa com que o presidente Luzimar Nunes (PSDC) tentava conduzir os trabalhos da Casa Cícero Leite. A principal reclamação partiu do vereador Malba quando discussava e foi interrompido pelo presidente antes do tempo regimental. O vereador insistiu que o regimento fosse cumprido na íntegra.
A situação se acirrou quando Luzimar decidiu encerrar a sessão. Os vereadores Malba e Fernando pediram que o regimento fosse cumprido e que os trabalhos continuassem. Ambos pretendia usar a tribuna para tratar de assuntos que consideravam relevantes à sociedade condense. Para ambos, o objetivo da manobra era liberar os vereadores para prestigiarem a inauguração do SINE no Conde, inauguração criticada pelos vereadores que alegaram já ter havido várias inaugurações e reinaugurações deste serviço na cidade em outras gestões. A presença do governador Ricardo Coutinho era tida como certa.
No calor, o vereador Malba disse em alto som que a saia que eles haviam vestido ainda pesavam sobre eles, referindo-se ao dia em alguns destes parlamentares vestiram saias em uma manifestação interna.
Entre grito de “respeite o regimento da casa” e “o senhor não pode fazer isso”, Luzimar Nunes colocou o fim da sessão em votação e teve a aprovação dos demais vereadores presentes.
As discussões prosseguiram nas dependências da casa e em seguida Luzimar se dirigiu ao citado evento acompanhado por parte dos vereadores.
Segundo Malba, “a atitude do presidente Luzimar Nunes foi meramente eleitoreira”. “O compromisso dele não é com o povo do Conde, mas com a prefeita Márcia Lucena”, concluiu.
Com Eudes Santiago
Veja o vídeo:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Sobre os fatos ocorridos na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, esclarecemos que:
Nesta segunda-feira (11) fomos surpreendidos com a trágica notícia da morte do nosso querido Marcelo Siqueira, um dos mais exemplares homens de nossa GUARDA MUNICIPAL. Essa notícia abolou a cidade e nos deixou muito consternados.
Durante a ‘Sessão Ordinária’ da Câmara Municipal de Vereadores, recebemos uma solicitação para que o corpo do nosso amigo fosse velado nas dependências da Câmara Municipal. Obviamente dissemos que sim, que o velório poderia ocorrer na Casa de Cícero Leite.
Ocorre que a presidência da Casa foi comunicada da chegada imediata do corpo e por isso, era preciso encerrar mais cedo a Sessão. Ao colocar o assunto em pauta, alguns colegas não entenderam nosso posicionamento e associaram a postura com a o desejo legítimo de participar de outro evento. Houve então um debate mais intenso. Por maioria absoluta os vereadores entenderam que o motivo era justo para encerrar a sessão.
Em nenhum momento houve de nossa parte intenção de encerrar a sessão por outro motivo que não fosse o acima exposto.
Reafirmamos nosso compromisso com a cidade de Conde e com o seu progresso.
Temos certeza que esse é o espírito presente na consciência de cada vereador de nossa cidade.
Vereador Luzimar Nunes de Oliveira
Presidente